Logo
Imprimir esta página

Estudantes da Fatec São Caetano do Sul promovem a 12ª Global Game Jam

Maratona de jogos digitais é organizada pela unidade do CPS no Brasil e ocorre simultaneamente em mais de 100 países; ainda é possível se inscrever

Começa nesta quarta-feira (27) e vai até domingo (31), a 12ª Global Game Jam - maratona promovida no Brasil pelo curso de tecnologia de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul. É a primeira vez que a GGJ acontece de forma virtual e as inscrições gratuitas ainda podem ser feitas durante o evento.

A maratona tem o objetivo de estimular os participantes a criarem jogos. “As jams possibilitam o desenvolvimento de habilidades como a colaboração, o trabalho em equipe com um tema específico e sob pressão, além do aprendizado de como administrar melhor o tempo”, explica o coordenador do curso de Jogos Digitais da Fatec, Alan Carvalho.

Os inscritos reúnem-se em equipes e são desafiados a criar um game sobre um tema sugerido durante os cinco dias de evento. O professor Alan menciona ainda que a participação na maratona resulta também na criação de um jogo digital que pode incrementar o portfólio do participante.

Jogo da inclusão

A Global Game Jam de 2021 ganhou o Selo de Apoio e Incentivo à Diversidade no Setor de Games nas categorias Gênero e LBGTQIA+. A chancela, conferida pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), reconhece iniciativas que contribuem para a cultura do respeito e igualdade no ambiente acadêmico e na indústria brasileira de jogos digitais.

A Abragames já reconheceu outros eventos de games da Fatec SCS, o Games Day 2019 e o GameDev-Toolkit 2020, como eventos inclusivos. “Os selos reafirmam o trabalho de acolhimento que temos feito na Fatec para alcançar representatividade das minorias nos eventos do setor de games”, afirma Carvalho.

Os professores das Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) são orientados a estimular a inclusão no ambiente acadêmico. Para ajudá-los a trabalhar essas questões, o Centro Paula Souza (CPS) publicou há dois anos o Guia de Comunicação Inclusiva. O objetivo da publicação é contribuir para um clima saudável nas escolas com base princípios como inclusão social, racial e de gênero.

A publicação esclarece quais expressões devem ser evitadas para combater o preconceito e estereótipos, além de elucidar o significado de siglas e expressões usadas frequentemente de maneira errônea. O Guia recebeu Certificado de Excelência na edição de 2019 do SABRA Awards Latin America, na categoria Educação Pública.

Serviço:

12ª Global Game Jam
Data: 27 a 31 de janeiro
Horário: das 19 horas do dia 27 às 17 horas do dia 31
Inscrições: site do evento

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 212 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 89 mil alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto