Logo
Imprimir esta página

O uso da voz no cotidiano dos professores

Entenda como o mau uso da oratória pode acarretar em lesões nas cordas vocais

No decorrer da nossa vida, todos passamos por um agente comum que nos molda. Não só para nos tornar bons profissionais, os professores são pessoas que passam pelas nossas vidas para ensinar bons costumes, mediar o conhecimento e estimular a autoaprendizagem.

Diferentemente da maioria dos profissionais, os professores, com raras exceções, não cuidam diariamente das interferências que sofrem no trabalho. Por usarem muito a voz no cotidiano, as pessoas que lecionam podem acabar por ter problemas de saúde nas cordas vocais. “Na hora da aula, os professores, principalmente os da Educação Básica – Educação Infantil até o Ensino Médio –, por não terem formação adequada de como se portar diante dos alunos quanto ao uso da voz, tendem a falar excessivamente, o que pode provocar lesões na garganta”, explica Sirley Machado Maciel, especialista em oratória e referência nacional na área. Para se ter uma ideia, num estudo realizado por pesquisadores do curso de Medicina da Universidade de Taubaté, os ruídos em sala de aula variaram de 66 (equivalente a um aspirador de pó) a 93 decibéis (equivalente a uma furadeira).

Esses profissionais, apesar de muito importantes na nossa formação acadêmica e pessoal, por vezes, são desmerecidos de atenção e cuidado. “A discussão da manutenção do cuidado com os professores vem sendo sempre discutida no viés do salário, mas não é só essa área que conta. A saúde física e mental deles é tão ou mais importantes que outras preocupações, mas são esquecidas e deixadas de fora da pauta” afirma ainda.

Ser professor e ministrar a transferência de conhecimento não é uma tarefa fácil. Além de todas as dificuldades encontradas entre manter o aluno interessado e demonstrar a aprendizagem como uma coisa divertida, os professores, aqui no nosso país, encontram outros problemas, principalmente relacionados com a formação para os desafios diários da profissão. Por isso, pretendendo ajudar a saciar essa defasagem no nosso atual cenário da educação brasileira, a professora Sirley Machado Maciel, na 3ª semana de janeiro, está presidindo a 7ª Temporada de Lives do Intrepeds, que é o Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser. Nessa temporada, que é também a 2ª Maratona de Lives #FALAMAISPROFE, juntamente com outros 15 especialistas, dará dicas de oratória para professores e de como se preparar para o retorno às aulas. “Após um grande hiato do contato direto com os alunos, os professores certamente encontrarão dificuldades na hora de retornar às aulas presenciais. Nessa semana, serão 16 lives e, ao final, terá um workshop totalmente online e gratuito com certificado”, explica a professora Sirley. No dia 19/01, a partir das 10h, a também analista comportamental, receberá o professor Luiz Francisco da Silva, que também é escritor e poeta.

Para ter acesso às Lives, basta entrar no facebook do Intrepeds Desenvolvimento. Já para participar do workshop, é só acessar https://docs.google.com/forms/d/1pOawn4snUu_ihxJdamsdFjFJl1c2S76-K9cB0RkXcWs/edit e fazer a sua inscrição.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto