Logo
Imprimir esta página

Treineiros no Enem: uma forma de testar o aprendizado no ensino não presencial

Treineiros no Enem: uma forma de testar o aprendizado no ensino não presencial

Ana Carolina Marques, coordenadora pedagógica da Escola Vereda, fala sobre o preparo desses estudantes durante a pandemia e suas principais angústias para o último ano do EM

O início de 2021 está sendo marcado pelos vestibulares e pela prova do Enem (17 e 24/01) graças à mudança do calendário em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Para aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio e desejam testar seus conhecimentos, as provas são uma oportunidade para treinar o preparo para os exames, avaliar como foi o aprendizado durante as aulas online em 2020 e trabalhar as angústias em relação aos desafios da pandemia.

“Os treineiros devem buscar não só a compreensão de todas as questões que englobam a experiência de fazer o vestibular, mas a possibilidade de um autodiagnóstico. Esse balanço do desenvolvimento do estudante dá a ele a compreensão das estratégias necessárias para prestar a prova no ano seguinte”, ressalta Ana Carolina Marques, coordenadora pedagógica da Escola Vereda.

Para ela, por mais que a presença na escola seja indispensável e que todo o novo modelo de aulas tenha sido feito em caráter emergencial, os jovens tiveram de desenvolver-se de forma muito autônoma em 2020 e aumentar sua participação no processo de ensino. “Apesar de todo o cenário complexo gerado pela pandemia, os alunos tiveram um ganho na autonomia e organização de estudos, tomando papéis ativos no aprendizado e na busca pelos seus objetivos”, afirma a coordenadora. “Esse protagonismo, do jovem que constrói o seu estudo, se torna um grande diferencial no momento do vestibular”.

Mesmo sem a pressão do possível ingresso em uma universidade e a expectativa das notas de corte, os treineiros ainda estão suscetíveis a sentir diversas angústias, agravadas pelo cenário atual e pelo ano conturbado. “A ansiedade ocasionada pela sobrecarga emocional e a dificuldade em acompanhar o ensino à distância, torna-se um grande obstáculo em uma prova tão exaustiva. Este momento de angústia, que é natural, também se torna mais complexo por conta do afastamento entre os estudantes, ocasionada pela pandemia”, diz Marques.

A resposta à ansiedade é tirar as últimas semanas anteriores ao Enem para relaxar e apenas rever pequenas estratégias de prova. “O conteúdo já foi trabalhado. Agora, o vestibulando tem que ir seguro do objetivo que ele traçou e de tudo que ele desenvolveu ao longo do ano, vendo isso como uma oportunidade. Assim, é possível minimizar questões como ansiedade e outras angústias”

Ana Carolina Vera é Coordenadora do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Vereda. Formada em Letras e Pedagogia, ela tem dez anos de atuação na área da educação, com experiência tanto na docência quanto na gestão escolar.

Sobre a Escola Vereda - Com 4 anos de atuação, a Escola Vereda oferece formação do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio nos campus de Santo André, São Bernardo do Campo e Mooca. Ela se destaca por ofertar educação integral, através de um planejamento pedagógico minucioso, construído com intencionalidade pedagógica, permitindo assim o foco no protagonismo do estudante e na construção do conhecimento, de maneira alinhada à BNCC, por meio do desenvolvimento dos conteúdos, das habilidades cognitivas, habilidades socioemocionais e habilidades para a vida, resultando na formação das competências necessárias para o século XXI. Tudo isso com um ticket médio competitivo, com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade acessível.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto