Logo
Imprimir esta página

Aulas interativas em experiência de voz da plataforma Matéria da Hora mostram caminho para inovação no EAD

A Voxall anuncia que sua plataforma Matéria daHora para ensino a distância (EAD) para estudantes do ensino médio ultrapassou o número de 10 mil usuários e mais de 30 mil ativações, organicamente, o que demonstra crescente adesão e interesse entre os estudantes.

Seguindo uma tendência mundial de sistemas baseados em interfaces de voz, a Voxall projetou e desenvolveu a plataforma Matéria daHora, lançada em abril de 2020 para atender os estudantes do ensino médio, os quais tiveram as aulas suspensas devido à pandemia da COVID-19. Baseada em tecnologia Amazon Alexa e nuvem Amazon AWS, a plataforma é a primeira iniciativa deste tipo na área de educação do Brasil. Com mais de 80 aulas, distribuídas por dez disciplinas, direcionadas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e Vestibular. Os estudantes acessam as aulas do Matéria daHora gratuitamente usando seus celulares com o aplicativo Amazon Alexa ou qualquer dispositivo com o Alexa integrado.

“No Matéria daHora, cada estudante escolhe e desenvolve seu percurso individual de aprendizado. Livre das telas dos notebooks, e dos horários prontos dos modelos atuais de ensino a distância, o estudante usa o aplicativo Amazon Alexa em seu celular e decide quando, onde e quais as aulas que irá assistir e interagir. Além disso, em todas as aulas, o estudante pode fazer um quiz, a fim de avaliar seu conhecimento sobre o tema estudado”, explica Ricardo Murer, CTO da Voxall, e idealizador da plataforma Matéria daHora.

As disciplinas do Matéria daHora disponíveis são português, literatura, física, química, biologia, história, geografia, inglês, tecnologia e filosofia. Na reta final antes das provas do Enem marcadas para iniciarem no próximo dia 17 de janeiro, os estudantes estão usando a plataforma Matéria daHora como uma opção para as revisões de conteúdo.

As aulas baseadas em experiência de voz estão despertando cada vez mais o interesse dos estudantes porque podem ser acessadas de qualquer lugar, a qualquer tempo, e não requerem notebooks ou Wi-Fi de alta-velocidade. "A voz é nossa interface natural de comunicação, uma das características fundamentais que definem a nossa espécie. Quando pensamos em interfaces homem-máquina, a inovação do momento, e que veio para ficar, são as interfaces baseadas em voz (Voice User Interfaces – VUI), as quais requerem menor esforço cognitivo do usuário do que interfaces gráficas, e são mais simples e intuitivas”, diz Murer.

De acordo com o executivo, nos próximos anos, assistentes virtuais baseados em IA, tais como Alexa, usarão algoritmos de machine learning para analisar e compreender vocalizações e as diferentes entonações de nossa voz, modulando respostas e conversas de acordo com nossas intenções e emoções, o que será fundamental para que as conversas com as máquinas, se tornem sem atrito, fluídas e naturais.

Segundo recente estudo da Juniper Research, em 2023 haverá 8 bilhões de assistentes de voz em uso. Outro dado importante foi apontado em pesquisa da Ilumeo, o qual se refere ao crescimento de 47% do uso de assistentes virtuais no Brasil durante a pandemia.

A plataforma Matéria daHora conquistou os estudantes por oferecer cápsulas de conhecimento, focadas em tópicos específicos, de uma maneira fácil, intuitiva e interativa. “Assim como ouvimos música, em qualquer lugar, a qualquer tempo, os estudantes estão começando a ouvir, curtir e aprender por meio de assistentes virtuais e conteúdos didáticos especialmente criados para dispositivos de voz”, finaliza Ricardo Murer.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto