Logo
Imprimir esta página

Ensino híbrido é realidade para escolas em 2021

Aplicativo possibilita o ensino híbrido em escola de inglês Aplicativo possibilita o ensino híbrido em escola de inglês

Escolas particulares e cursos de idiomas já utilizam a tecnologia a favor do aprendizado, rompendo as barreiras físicas

Um dos grandes legados que a pandemia de Covid-19 vai deixar é o método de ensino híbrido, modelo que alia o aprendizado presencial e o online. Em 2020, as aulas online, gravadas e ao vivo, se tornaram a principal alternativa para a continuidade do ano letivo. Também foi uma das opções para que os alunos pudessem manter contato com os colegas e professores. E a tendência é que experiências presenciais e remotas sejam somadas para potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes.

Em Jundiaí (SP), o Colégio Divino Salvador passou a adotar o modelo híbrido quando parte das as aulas foram retomadas presencialmente, em outubro. “Desde o início da pandemia fomos nos adaptando e evoluindo ainda mais tecnologicamente. A verdade é que ninguém estava preparado para o que aconteceu, por isso costumo dizer que fomos arrumando o carro com ele andando. Mas deu certo. A tecnologia foi nossa grande aliada para o ensino remoto e seguirá sendo cada vez mais presente no dia a dia de alunos e professores”, conta o diretor pedagógico Evandro Grioles. “No final do ano, quando tivemos a possibilidade de receber pelo menos uma parte dos alunos, nos vimos prontos para o novo modelo híbrido que vamos adotar agora em 2021”, completa.

Com as incertezas sobre o rumo que o novo ano trará em relação à doença, o ideal é que todos os colégios estejam preparados para as possibilidades que poderão ofertar. “Aqui no Divino nossa pretensão é receber um número maior de alunos presencialmente, seguindo todos os protocolos e restrições à risca, assim como continuaremos dando total atenção para quem não puder vir”, conta o diretor.

Evandro ainda afirma que, mesmo com o fim da pandemia, será essencial manter o modelo. “Vemos como algo bastante positivo. A gente percebeu uma grande possibilidade de conexão, de troca. Nós podemos fazer inclusive um intercâmbio de professores, buscando profissionais de outros estados ou países para ensinar algumas coisas mais específicas. As aulas de história terão um ganho tremendo, por exemplo”.

Tecnologia no ensino de um novo idioma – O ensino de um novo idioma também precisou passar por mudanças significativas a partir do distanciamento físico e dos protocolos trazidos logo no início da pandemia. A presença em uma sala de aula cheia de alunos é algo difícil de imaginar agora. Até mesmo intercâmbios precisaram ser repensados ou, no mínimo, adiados. Nesta nova realidade, a tecnologia é sem dúvida grande aliada.

A startup Beetools inaugurou sua unidade jundiaiense em novembro, já em meio a essa nova realidade. Para a rede de escolas de inglês, o ensino híbrido somado à tecnologia são os diferenciais que garantem que os estudantes iniciem o aprendizado ou aprimorem o idioma mantendo a experiência de um mini intercâmbio, mas sem a necessidade de sair de casa.

Fabiana Lario, franqueada da unidade de Jundiaí, explica que o aluno pode optar por ter aulas presencialmente ou onde estiver, através de um aplicativo que integra todo o universo Beetools, e dos óculos de Realidade Virtual (VR), que são disponibilizados a cada aluno no momento da matrícula. “A experiência que o aluno tem aqui ou em casa é exatamente a mesma. Com aulas individuais, exploramos seu potencial máximo de aprendizagem independente de onde a aula estiver acontecendo. E dá tão certo, que atualmente todos os nossos alunos optaram por seguir com o ensino remoto”, esclarece. A evolução do aluno é acompanhada pelo professor e por ele próprio com o auxílio de Inteligência Artificial e Big Data.

Com a pandemia mais controlada no futuro, Fabiana acredita que a tendência é que o ensino hibrido seja adotado pela maioria, uma vez que a flexibilidade para fazer aulas quando e onde quiser é um ganho muito grande. “No nosso caso, a possibilidade de baixar o app no celular e ter seus próprios óculos de VR elimina barreiras físicas, possibilitando inclusive a simulação de um mini-intercâmbio para os Estados Unidos em cada aula, através da imersão em Realidade Virtual”, afirma.

“A tecnologia pode fazer com que estejamos no lugar que desejarmos. E, ainda que dentro de sua própria casa, pode-se vivenciar situações rotineiras onde o uso do idioma é necessário, numa loja americana, um café inglês... são inúmeras as possibilidades”, finaliza.

Sobre o Colégio Divino Salvador - Há mais de 65 anos o Colégio Divino Salvador ensina crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio, sustentado pelos valores cristãos e pelo carisma salvatoriano.

Com uma proposta pedagógica que visa formar pessoas conscientes de seus direitos e deveres pessoais, políticos e culturais, compromissadas eticamente com o bem comum e com a sustentabilidade do meio ambiente, que saibam intervir na sociedade para torná-la melhor e que respeitem as diversidades humanas e culturais.

Conheça o colégio

Sobre a Beetools - A Beetools é uma startup de educação que nasceu em 2017, em Curitiba (PR), com o propósito de revolucionar o ensino de idiomas no Brasil e no mundo. Utilizando das melhores tecnologias de educomunicação como gamificação, inteligência artificial e realidade virtual, tem como foco ensinar inglês de verdade, respeitando o jeito e no tempo de cada aluno, com um curso personalizado, sem renunciar a relação entre professor e aluno em aulas presenciais ou digitais.

Em 2019 a empresa foi acelerada no Vale do Silício pela Singularity University, e em Boston pela Learn Launch, de onde nasceu a parceria com a ETS (English Test Center), dona dos exames TOEIC e TOEFL. No mesmo ano, aqui no Brasil, participou do programa de aceleração Scale-Up Endeavor, junto com as empresas que mais crescem no país.

A Beetools faz parte da AWS (Amazon Web Services) EdStart, um programa internacional de aceleração de EdTechs, e é uma das 100 Startups to Watch 2020, para o Pequenas Empresas & Grandes Negócios e a Época Negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto