Logo
Imprimir esta página

Unit passa a aplicar provas online com solução de reconhecimento facial para identificar alunos

Prova Fácil, principal plataforma de avaliações do País, gera segurança e confiabilidade nas mais de 50 mil provas aplicadas por semestre pela Universidade Tiradentes

Em 2020, muitas instituições de ensino foram pegas de surpresa pela necessidade de transformar as aulas presenciais em Ensino a Distância (EaD), tendo que se reinventar para dar continuidade aos cronogramas acadêmicos. A Universidade Tiradentes (Unit), que conta com graduações presenciais e a distância em todas as áreas do conhecimento, no entanto, é reconhecida pelo seu DNA inovador e demonstrou estar preparada para esse processo com as soluções tecnológicas que já utilizava antes da pandemia.

A avaliação dos alunos não sofreu nenhum impacto devido ao uso da Prova Fácil, principal plataforma de provas online do País, contratada pela instituição de ensino desde 2015, para a aplicação e gestão das 50 mil provas realizadas semestralmente.

Do início da adesão da Prova Fácil até o momento cerca de 600 mil provas já passaram pela solução. Com segurança e inteligência, o software otimiza e digitaliza todo o processo avaliativo. De maneira simples, os professores acessam questões, geram provas e corrigem gabaritos.

De acordo com a gerente acadêmica do Ensino a Distância (EAD) da Unit, prof.ª Karen Sasaki, a plataforma Prova Fácil traz velocidade, praticidade e qualidade para todo o processo avaliativo. “Não consigo imaginar a aplicação de provas sem essa solução. Já faz parte do dia a dia da nossa Universidade , dos professores e alunos”, ressalta Karen.

O objetivo da Prova Fácil é facilitar e melhorar a qualidade do ensino proporcionado pelas instituições clientes, assim como a Unit. “A ferramenta gera, em média, 35% de redução nos custos operacionais, 70% de diminuição do tempo gasto com correção de provas e 92% de redução nos pedidos de revisão de prova, nas instituições”, afirma Adriano Guimarães, CEO da Prova Fácil.

Outro benefício da plataforma, segundo descreve a gerente acadêmica da Unit, seria a possibilidade de tomar decisões pedagógicas embasadas nos dados gerados sobre o desempenho da turma e dos alunos, de maneira individual.

Uma curiosidade, segundo Karen, é que os alunos passaram a ter melhor desempenho nas provas dissertativas digitais do que o observado no formato tradicional, em papel. “Notamos que os estudantes, em geral, escrevem mais, detalhando as respostas de forma mais satisfatória nas provas digitais”, explica.

Provas on-line com a mesma idoneidade da sala de aula

A Unit está dando mais um importante passo para a melhoria das provas junto com a Prova Fácil, segundo Karen. Além de ter acabado com a aplicação de provas em papel neste ano, a partir de novembro irá contar com a solução de reconhecimento facial da Prova Fácil, que identifica o aluno por meio da câmera do computador.

As provas da Unit também vão contar com a função de reconhecimento facial, que pode inibir possíveis colas, impedindo o estudante de acessar outras páginas na web que não seja a prova, efetivando a idoneidade dos exames. Movimentos suspeitos, que remetam a algum tipo de “cola” durante a avaliação, também poderão ser notados pelo software e notificados para a administração.

Até o ano passado, as avaliações da Unit ocorriam na instituição de forma presencial nos 25 polos de Ensino a Distância (EaD) em 5 estados brasileiros. Sediada em Sergipe, a instituição de ensino aplicava as provas nos diversos pontos do Brasil, por meio da solução Prova Fácil em Chromebooks, notebooks que rodam o Google Chrome.

Sobre a Prova Fácil

A Prova Fácil é a principal plataforma de gestão de avaliações do País. A empresa é responsável pela avaliação de mais 2 milhões de estudantes brasileiros. Somente nos últimos cinco anos, foram mais de 100 milhões de avaliações realizadas por meio da plataforma, com a finalidade de tornar os processos mais transparentes, eficientes e com indicadores claros de aprendizado. Mais informações em: https://www.provafacilnaweb.com.br/

Sobre a Unit

A história da Universidade Tiradentes - Unit - iniciou em Sergipe, em 1962, com a criação do Colégio Tiradentes, que foi alçado à faculdade em 1972 e à universidade em 1994. Com inovação, ética e responsabilidade social, de 1976 até 2019, a instituição de ensino superior sergipana já entregou ao mundo, mais de 70 mil profissionais graduados e capacitados para o mercado de trabalho. Atualmente, possui cinco campi no estado: dois na capital, em Aracaju, e nas cidades de Itabaiana, Propriá e Estância. Além destes, há ainda 25 polos de educação a distância em mais quatro estados do Nordeste – Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte –, consolidando seus 58 anos de atuação com o reconhecimento do Ministério da Educação, com nota máxima, devido sua excelência em ensino, pesquisa e extensão.

Para ampliar as diretrizes do ensino de qualidade da IES no Brasil, o Grupo Tiradentes foi estabelecido como entidade corporativa de gestão institucional da Universidade Tiradentes e Faculdade São Luís de França, ambas em Sergipe; do Centro Universitário Tiradentes em Maceió/AL; do Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco, no Recife; e da Faculdade Tiradentes, em Jaboatão dos Guararapes/PE; além do Tiradentes Institute, em Boston/EUA.

A mais recente contribuição do Grupo se deu com a inauguração, em outubro de 2019, do Tiradentes Innovation Center, o primeiro Centro de Inovação voltado à Educação no Nordeste, situado no campus Aracaju Farolândia, onde surgiu a história do Grupo Tiradentes e promete dar vida ao legado por meio da tecnologia e inovação.

Juntas, as instituições alcançam a marca de 40 mil estudantes universitários e, com isso, o Grupo Tiradentes se tornou um dos maiores grupos educacionais do Nordeste brasileiro. Atuante com cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe e com o EAD em 25 polos espalhados pelo Nordeste, o Grupo Tiradentes leva conhecimento especializado a centenas de estudantes que encontram no Ensino Superior o início de uma carreira de sucesso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto