Logo
Imprimir esta página

Fim do ano letivo: crianças e adolescentes sofrem com estresse excessivo em 2020

Fim do ano letivo: crianças e adolescentes sofrem com estresse excessivo em 2020

Especialista indica formas de reduzir a ansiedade e outros transtornos psicológicos para os jovens neste ano atípico para a vida escolar

2020 foi um ano conturbado para a toda a sociedade, principalmente crianças e adolescentes. Pela primeira vez, eles tiveram que enfrentar um período escolar totalmente diferente do que estavam acostumados, devido a pandemia mundial de coronavírus. A mudança na rotina, seguido da dificuldade em se readaptar, fez aumentar os níveis de estresse, além do índice de doenças psicológicas nessa faixa-etária.

De acordo com uma pesquisa realizada na Inglaterra pela YoungMinds, mais de 80% das crianças e jovens viram sua saúde mental piorar durante o isolamento social. Enquanto isso, no Brasil, a pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos alunos e famílias” - realizada pelo instituto Datafolha, em parceria com a Fundação Lemann, o Itaú Social e a Imaginable Future -, detectou, desde o início da pandemia, o aumento em problemas como falta de motivação, tristeza, irritação e ansiedade em adolescentes de todo o país.

Segundo Roneida Gontijo, psicóloga e psicopedagoga, o final do ano pode intensificar tais problemas, já que o fim do ano letivo e expectativas sobre o que foi aprendido e o próximo ano, preocupa bastante os filhos, além dos pais. “Eles acabam se cobrando muito mais nesse momento. O aprendizado foi difícil nesse ano, muitos estudantes tiveram dificuldade para se adaptar às plataformas de ensino à distância, devido a falta de estrutura e ao nosso modelo cultural de ensino. Por isso, muitos chegam agora no final do ano com a sensação de que fracassaram ou que poderiam ter se esforçado mais”, diz.

Roneida acrescenta que esses sentimentos são gatilhos fundamentais para o desenvolvimento ou intensificação de problemas psicológicos, tais como a ansiedade, depressão, estresse, dentre outros.

A psicóloga também comenta o agravante para os adolescentes que estão terminando o ensino médio. “Em janeiro, acontece o ENEM e os principais vestibulares do país. Essas são provas que, para a maioria dos estudantes, definem a relação deles com o futuro. Portanto, a preocupação e a carga emocional estarão ainda mais à flor da pele”, alerta.

O que fazer para reduzir a tensão emocional

Roneida concorda que o período é difícil para conseguir reduzir o estresse. Porém, a especialista afirma que alguns hábitos são decisivos para manter o equilíbrio e evitar riscos à saúde psicológica e física. Confira os principais:

Acompanhamento médico: nesse momento, o psicólogo é o principal aliado. O acompanhamento com esse profissional é fundamental para manter o bem-estar, seja na infância, adolescência ou vida adulta. Além disso, a rotina médica com especialistas na saúde física também deve ser mantida, já que o emocional também pode afetar o funcionamento de todo o organismo.

Compreensão dos pais: os pais também possuem papel essencial na saúde dos filhos. Nesse momento, é necessário dar apoio e compreender as dificuldades deles. Evite cobrar o mesmo desempenho escolar de antes da pandemia. Mantenha o diálogo aberto e saiba relevar situações em que eles não tiveram culpa.

Lazer também é necessário: evite exageros, mas também permita que os jovens façam atividades que gostam. Permita o uso do celular, conversas com amigos, dentre outras atividades que os façam se sentir mais relaxados.

Fonte: Roneida Gontijo, psicóloga e psicopedagoga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto