Logo
Imprimir esta página

Escola francesa de Design, Artes e Comunicação Visual abre campus em São Paulo para oferecer formação para carreira global

Ao completar 20 anos, École Intuit Lab escolhe o Brasil para nova etapa de expansão internacional

O Design está entre as profissões do futuro, já que a capacidade multidisciplinar dos profissionais se encaixa com as tendências de um mundo cada vez mais visual e tecnológico. Entretanto, as mudanças socioculturais e o avanço da digitalização, tendo o consumidor e suas experiências como foco, exigem novas competências e habilidades. Com um conceito de abrangência internacional e visão multicultural, a École Intuit Lab, escola de origem francesa de Design, Artes e Comunicação Visual, completa 20 anos em 2021 e escolhe o Brasil para sua nova etapa de expansão internacional. A instituição inaugura campus em São Paulo, onde ofertará cursos de formação e extensão para estudantes em busca de capacitação para uma carreira global.

“A École Intuit Lab tem o propósito de formar profissionais preparados para atuar em sintonia com as necessidades dos negócios e da sociedade em qualquer lugar do mundo. Designers com habilidades, pensamento crítico e original para compreender e solucionar problemas complexos em diferentes mercados e culturas. Os programas evoluem constantemente para acompanhar as mudanças tecnológicas e criar uma experiência inovadora em Design. Como resultado, 98% dos alunos que concluem nossas formações estão empregados em até seis meses”, explica o Advisor da École Intuit Lab no Brasil, Giovanni Vannucchi.

A escola mantém dois campus na França, em Paris e Aix-en-Provence (cidade universitária localizada no sul do país) e dois na Índia, em Mumbai e Kolkata. Por meio de uma rede de parcerias com 18 universidades e cerca de mil empresas e agências, oferece aos alunos possibilidades de desenvolver projetos e intercâmbios na Europa, Ásia, América do Norte e América Latina. “O corpo docente reúne cerca de 270 professores com alta formação acadêmica, experimentados em projetos que lhes conferem diversidade profissional e cultural, características essenciais para atuar com os desafios diários da indústria criativa”, destaca Vannucchi.

No Brasil, o campus da École Intuit Lab São Paulo oferecerá três cursos de formação, com quatro anos de duração. São eles: Formação em Comunicação Visual e Design Digital, Formação em Arte & Design de Games e Formação em Artes Visuais. Além destes, há o curso de extensão em Design & Comunicação, com duração de 18 meses.

A escola desenvolve um currículo com abordagem única, que cultiva o equilíbrio entre teoria, prática e experiências que irão introduzir os alunos no mundo do Design ao longo de sua trajetória educacional. No primeiro ano, todos cursam o Foundation (Lab 1) e ao final deste período escolhem a formação específica que seguirão nos três anos seguintes. O objetivo deste formato é que se apropriem dos fundamentos básicos das artes visuais para que desenvolvam todo seu potencial criativo e de expressão, de forma plena, antes de seguirem para o aprimoramento técnico. Neste período, iniciam a construção do portfólio e do projeto individual.

Todos os programas oferecem a possibilidade de um semestre no exterior em um dos campus internacionais ou na rede de 18 universidades parceiras na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. A partir desta rede, do segundo ano em diante, 20% da carga horária é realizada por professores visitantes. A grade curricular também contempla formação em francês. “Abrir o mundo para o aluno e ter uma visão ampla é obrigatório. Ter campus, escolas e empresas parceiras em todo o mundo nos ajuda muito a mostrar a variedade de cada cultura e suas expressões”, avalia Vannucchi.

Mercado brasileiro de Design

É justamente o contexto de transformação digital e valorização da jornada do consumidor que revela um ecossistema de oportunidades profissionais no Brasil. A indústria criativa nacional responde por 2,61% do Produto Interno Bruto (PIB). É estimada em R$ 171,5 bilhões, segundo último mapeamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), realizado em 2019. O mercado, que ampliou sua participação em 25% nos últimos quinze anos, mantém resultados estáveis e consistentes - a despeito do atual cenário econômico mundial. De 2015 a 2017, mais de 25 mil novas posições foram criadas para funções como diretor de arte, designer gráfico, designer de UX (User Experience) / UI (User Interface), editor de mídia eletrônica, visual merchandiser, entre outras.

“Ao escolher por uma formação, o estudante precisa considerar sua perspectiva de vida e de carreira. Nossos programas oferecem formação profissional que dará a ele condições de acessar o mercado de trabalho da economia criativa em qualquer lugar do mundo, nas mais diferentes culturas”, aponta Vannucchi.

A escola já chega ao país participando da 9ª edição DW!, a Semana de Design de São Paulo, maior festival urbano de design da América Latina, que aconteceu de forma presencial de 08 a 14 de novembro, e com etapa virtual com ações antes, durante e depois desta data.

Mais informações sobre a École Intuit Lab podem ser acessadas no site https://ecole-intuit-lab.com.br/. As inscrições para os cursos já estão abertas e as aulas, previstas para serem presenciais, iniciam em 1º de março de 2021.

“São Paulo é uma das principais capitais culturais e um dos maiores centros econômicos do mundo. Quando se trata de um novo destino para compartilhar nosso projeto, o Brasil surge naturalmente e tem sido um dos destinos preferidos dos nossos alunos para a realização de projetos com agências e empresas parceiras. Além disso, acreditamos que o país irá retomar seu curso ascendente, o desenvolvimento de seu potencial cultural e poder de consumo. Este processo é uma clara oportunidade para a evolução da indústria de Design em toda América Latina. O câmbio atual também traz um momento favorável para empresas de porte médio, como nós, investir no país”, explica o cofundador da École Intuit Lab, Clément Derock.

(Clément Derock (à esquerda) e Frédéric Lalande (à direita), designers e acadêmicos co-fundadores da École Intuit Lab. Foto: Divulgação)

Sobre a École Intuit Lab

Instituto educacional de origem francesa de design, estratégia e comunicação visual, co-fundada em Paris em 2001 por Clément Derock e Frederic Lalande. A visão desses veteranos da indústria é construir uma cultura, não apenas uma escola, onde mentes criativas têm a liberdade de inovar, criar e se tornar parte de uma revolução do design. Espalhada por 5 campos (Paris, Aix-en-Provence, Mumbai, Kolkata e agora em São Paulo) e com sua rede de 18 universidades parceiras na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia, a Intuit Lab tem forte presença internacional. Até o momento, mais de 100 designers, profissionais e artistas de todo o mundo realizaram workshops nos campus da Intuit Lab para contribuir para nutrir a visão criativa do mundo dos alunos. Essa exposição é acentuada pelos inúmeros programas de intercâmbio entre campi e universidades parceiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto