Logo
Imprimir esta página

Desafio Jurídico do Mackenzie Brasília coloca estudantes de Direito em simulação incomum na Academia

Alunos do curso de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília trabalharão em grupos elaborando soluções e respostas para questões relacionadas a um evento real do mundo jurídico

O Desafio Jurídico 2020, organizado pela Coordenação do curso de Direito daFaculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), proporá aos estudantes um trabalho diferente e inédito, de 3 a 6 de novembro. Os graduandos, divididos por equipes, correrão contra o tempo construindo as melhores alternativas e resoluções para conflitos envolvendo um evento real relacionado à Mistanásia - conhecida como "morte miserável", que ocorre por omissão, negligência, incompetência ou insuficiência na assistência à saúde, em função da falta de atenção do Estado.

Os integrantes das equipes trabalharão provando habilidades com a linguagem jurídica e com o desenvolvimento de uma boa fundamentação. A primeira missão será a de responder a três questões sobre o caso principal - etapa que acompanhará todos os dias do evento. Concomitantemente, serão testados em casos adjacentes, conectados ao caso central e problematizados, especificamente, por cada um dos Componentes Curriculares estudados ao longo do curso.

Tudo ocorrerá em uma grande simulação, que tem como espelho as bancas organizadas por renomados escritórios de advocacia. A ideia é aproximar ainda mais os futuros operadores do Direito da prática profissional, fortalecendo o vínculo entre a sala de aula e o mercado, preconizado pelo Mackenzie Brasília.

"É um evento que busca preparar os alunos para o contexto do século 21, onde soluções prontas ou óbvias não são mais viáveis. A necessidade diária de se reconstruir será um imperativo para o futuro operador do Direito, e o Mackenzie abrirá essa oportunidade ao aluno, por intermédio de metodologias ativas de aprendizagem", explicou o coordenador do curso de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, Professor Dr. Mac Cartaxo.

"Neste sentido, os alunos serão desafiados a encontrar respostas e soluções para casos envolvendo situações jurídicas reais, demonstrando seus conhecimentos, suas habilidades e suas atitudes em relação aos grupos de estudo e aos demais participantes do desafio", acrescentou. De acordo com o professor, será como um evento de simulação da Organização das Nações Unidas, "em que os grupos trabalham em salas distintas e depois apresentam as construções para todos os participantes".

Rotina de trabalho

Os Mackenzistas trabalharão, ainda no modelo remoto, lidando com as questões e problemáticas propostas. As reuniões das equipes ocorrerão pela plataforma Google Meets, em dois horários, um no turno matutino e outro no turno vespertino.

Cada grupo receberá, diariamente, um caso específico, e devidamente desenhado por pelo menos dois Componentes Curriculares estudados, para leitura, análise e resolução. Os estudantes precisarão consultar a legislação e a doutrina de cada Componente para iniciar um debate interno em busca de desfechos, sempre observando as jurisprudências.

A apresentação das respostas ocorrerá, todos os dias, a partir das 10h, pela manhã e a partir das 21h, pela noite. As bancas serão formadas pelos professores e pela Coordenação do curso de Direito.

Apresentação dos casos diários

Direito Empresarial, Filosofia do Direito e Antropologia Jurídica são os Componentes que estarão presentes no caso do primeiro dia (03 de novembro), apresentado pelos professores Rodolfo Tamanaha e Evandro Soares. No dia seguinte (04 de novembro), as professoras Soraia Mendes e Eneida Taquary entregam caso correlacionado aos Componentes Teoria da Norma e do Crime e Crime em Espécie I.

Os professores Evandro Soares e Suzana Viegas estarão à frente do terceiro dia (05 de novembro), que terá como foco o Direito Civil (Parte Geral) e o Direito Contratual. O Coordenador Mac Cartaxo, que também é professor do curso, participa das três primeiras datas, avaliando os grupos, junto com os professores de Direito Wellington Pinto e Julia Ximenes, coordenadora de Pós-Graduação do Mackenzie Brasília.

A Teoria da Constituição e a Jurisdição Constitucional orientam o caso da última agenda do evento (06 de novembro), que será proposto pelos professores André Mendonça, Tércio Tokano e Fabiano Tesolin.

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos. O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora. Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília). Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto