Logo
Imprimir esta página

Professora curitibana vence prêmio nacional com projeto pedagógico durante pandemia

Docente engaja famílias dos estudantes com atividades que unem filantropia aos conceitos das disciplinas; diversão e envolvimento de todos garante o sucesso do aprendizado

A professora Sandra da Silva Brambilla de Souza, do 5° ano do Ensino Fundamental 1 da Escola Romani, em Curitiba (PR), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Professor que Conquista 2020, concurso nacional promovido pela Conquista Solução Educacional, que reconheceu as melhores iniciativas e práticas pedagógicas durante os meses de ensino remoto. A docente apostou na empatia e no apoio dos familiares dos alunos para garantir o engajamento necessário para o sucesso do aprendizado com as aulas remotas.

"Sempre priorizamos o contato próximo com a família, mas em uma situação como essa, de ensino remoto, eu percebi que se não me envolvesse de forma ainda maior com as famílias, buscando compreender qual a situação particular de cada uma, suas necessidades, dificuldades e limitações, não conseguiríamos ter sucesso no aprendizado das crianças", explica Sandra.

Ela decidiu criar ações especiais para trabalhar alguns conteúdos e conceitos. "Tentei conquistar pelo lado lúdico e afetivo e deu certo", destaca. "Para trabalhar sobre Empreendedorismo, por exemplo, nosso material didático trazia a proposta de uma pizzaria e então tive a ideia de criarmos, junto com os pais, uma pizzaria coletiva que pudesse oferecer pizzas para um asilo que funciona próximo à escola. Os pais aderiram à ideia, todos os conceitos sobre o tema foram trabalhados e cada família se responsabilizou pela produção de uma pizza. No dia marcado, fizemos a entrega das pizzas no asilo, com sabores especiais criados pelos alunos e pais e acompanhadas de uma cartinha para cada idoso, escrita pelos alunos. O resultado foi tão bom que estamos pensando em manter essa ação no calendário da escola, mesmo depois que a pandemia acabar", conta.

Conteúdos de Matemática, como os polígonos, ganharam também uma ação especial, realizada por meio de uma adaptação ao jogo Twister. "Criamos o nosso jogo, produzimos as roletas e os alunos tinham que jogar em casa com toda a família. Mais uma vez, o chamado para que a família participasse da ação surtiu efeito", ressalta a professora. O tema Sustentabilidade se transformou numa atividade para a qual os alunos foram desafiados a criar bolsas e braceletes com garrafas pet para guardar máscaras de tecido. Todas essas ações fazem parte do projeto Florescer Cultural, desenvolvido por Sandra durante a pandemia.

Sandra não tem dúvidas de que o sucesso do trabalho realizado nos últimos meses se deve à estratégia de estimular o tempo todo, em todas as atividades, a participação dos pais. "A família está sendo a mediadora entre o professor e o aluno, se ela não se envolver, o aprendizado não acontecerá por completo", explica. Outra iniciativa importante da professora também foi se colocar à disposição para atender os alunos de forma individualizada, conforme as necessidades de cada um. "O atendimento personalizado reforçou ainda mais o vínculo com os alunos e suas famílias. Quando a gente se mostra disposto e se esforça, acabamos estimulando o empenho e o esforço da outra parte também. O vínculo traz a reciprocidade. Isso ficou muito claro porque o engajamento dos alunos e também dos pais aumentou muito desde o início das aulas remotas", explica Sandra.

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação e futuro que integra a família, a escola e a comunidade. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1.700 escolas de todo o Brasil utilizam a solução.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto