Logo
Imprimir esta página

Especialista elenca 5 dicas para abordar educação financeira com as crianças

No guia, Simone Sgarbi explica como tornar a relação com o dinheiro mais saudável desde a infância

Educação financeira não é só para adultos. Tanto que o assunto foi incorporado, a partir deste ano, como um tema transversal na grande curricular das escolas, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A necessidade de ensinar, desde a infância, a importância de utilizar o dinheiro com consciência salta aos olhos ao observar, por exemplo, que 67% dos brasileiros possuem algum tipo de dívida, segundo a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) de agosto.

Para descomplicar o assunto Simone Sgarbi, especialista em organização financeira pessoal do Investir, eu?, preparou um guia com 5 dicas para começar a estimular hábitos financeiros saudáveis nos pequenos.

1. Os estigmas sobre dinheiro

A educação financeira não deve se restringir ao ambiente escolar, o ideal é que o assunto seja abordado em casa com naturalidade. Dinheiro não deve ser tabu, pois isso gera adultos sem organização financeira. Preceitos financeiros como "Dinheiro não traz felicidade", "Pessoas gananciosas são ruins", "Se ficou rico coisa boa não fez" podem dificultar a relação das crianças com o dinheiro. Cuidado para não repetir essas frases na frente delas.

2. Torne a criança consciente do planejamento financeiro familiar

É importante que a criança saiba que há um planejamento financeiro em casa. Que os adultos da casa se reúnem regularmente para organizar as contas e fazer planos para realizar sonhos. Aprendemos por imitação desde que nascemos, então, se a criança cresce com esses hábitos, ela os incluirá em sua rotina.

3. Não complique

Os conceitos de educação financeira são bem simples, os adultos que os tornam complexos. Para que as crianças absorvam essas noções basta mudar os nomes das coisas, tornando tudo mais lógico e de fácil entendimento. Você pode separar por caixinhas, como por exemplo:

Liberdade financeira - Galinha dos ovos de ouro
É aquele dinheiro que fica trabalhando para você, enquanto você está dormindo, brincando e estudando. Esse dinheiro será reservado para investimentos que gerem renda passiva (ovos de ouro). Se manter a galinha viva e bem cuidada terá ovos para sempre.

Planejamento de metas – Potinho dos sonhos
O objetivo é ensinar seus filhos a definir sonhos e transformá-los em metas claras, com prazo para acontecer, custo definido e o porquê de querer aquilo, além de estimular a paciência e disciplina para poupar. Assim, você transformará seu filho em um adulto mais forte emocionalmente.

Controle do orçamento – Caixinha da diversão
É o dinheiro que a criança pode gastar sem culpa e experimentar, desde cedo, a sensação de ter dinheiro para se divertir disponível, por ser organizado com suas finanças. É fundamental reforçar esse conceito para evitar uma vida adulta infeliz, destinada só a pagar contas e esquecendo das coisas que te dão prazer. A vida não é só pagar boletos, mas você precisa se organizar.

Doação – Doação
Essa palavra nem precisa de sinônimo, mas é um conceito que deve ser ensinado desde pequeno. A criança pode doar o dinheiro para alguma instituição ou comprar algo para doar. O essencial é que ela doe de coração e sem esperar nada em troca. Você vai ver a sensação boa que ela vai ter ao ver que conseguiu ajudar alguém. Nasce assim um adulto mais generoso, capaz de sentir empatia, enfim, uma pessoa legal.

Faça um controle mensal dessas caixinhas e converse sobre as suas caixinhas também, a cumplicidade familiar é um dos maiores fatores de sucesso no planejamento financeiro.

4. Ensinamentos diferentes para cada fase da vida

Respeite o desenvolvimento da criança, orientando-a financeiramente de acordo com a sua idade. Por exemplo:

2 anos: mostre que ela não pode rasgar o dinheiro e que deve ser guardado no lugar certo;
4 anos: incentive a negociar nas lojas, entregar o dinheiro, receber o troco - Isso fará com que ela comece a entender o processo de troca;
6 anos: entregue pequenos valores no mercado para que ela mesma escolha compras - Permitirá que ela comece a ter noção de caro e barato;
8 anos: Defina uma ‘semanada’ dentro da realidade financeira de vocês. Ela gerenciará durante aqueles dias o dinheiro do lanche ou da figurinha, por exemplo. A ‘semanada’ pode tomar como base a idade da criança, como regra geral, mas é importante verificar se faz parte da realidade da família.

5. O que os pais falam X o que fazem

Fique atento e não cometa os erros abaixo:

● Achar que é cedo para falar sobre dinheiro;
● Dar as coisas antes da criança pedir;
● Não explicar como as coisas são feitas;
● Pagar por atividades domésticas;
● Não saber dizer ‘não’.

Ainda segundo a especialista. A maior dificuldade são as crenças e valores. “As crianças observam muito mais as ações dos pais do que seus discursos, então, não adianta falar que não pode comprar um brinquedo porque está economizando e, pouco tempo depois, chegar com compras em casa. Crianças têm um raciocínio lógico e coerente, por isso, seja o mais sincero e transparente possível ao responder perguntas que envolvam questões financeiras”.

Simone Sgarbi

O ponto de virada na vida de Simone Sgarbi aconteceu em um momento em que ela estava sufocada em múltiplas dívidas. Então, pensando em estratégias para sair desse ciclo, ingressou no mundo da educação financeira e, não apenas reverteu sua situação, passando de devedora a investidora, como criou o Investir, eu?, que ajuda outras pessoas a se planejarem financeiramente e a investir.

Especialista em organização financeira pessoal, com formação na FGV (Fundação Getúlio Vargas), no curso Como organizar o orçamento familiar, e Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), nos cursos Mercado financeiro de A a Z e Planejamento de Investimentos, atualmente Simone também promove o Círculo de Educação Financeira que, por meio de pequenos grupos e grade de estudos personalizada, dispõe às pessoas conhecimentos e ferramentas exclusivas para melhorar sua relação com o dinheiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto