Logo
Imprimir esta página

Líderes de instituições de ensino debatem as tendências da Gestão Educacional no país

Em seis encontros virtuais organizados pela DreamShaper, ferramenta online de aprendizagem baseada em projeto, grandes nomes do setor discutem os próximos passos para o ensino básico, superior e profissional

A pandemia que impactou diversos setores econômicos também acelerou importantes mudanças na educação. Com a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades de todo o país, as instituições se viram obrigadas a ampliar seus recursos para o ensino remoto. A transformação digital, no entanto, exige muito mais do que adaptação de infraestrutura. Pede uma ruptura cultural a fim de substituir os tradicionais modelos de ensino por métodos atraentes. Nesse caminho, o papel do gestor é fundamental.

Diante dessa nova realidade, a DreamShaper, ferramenta online de aprendizagem baseada em projeto, organizou a Websérie Gestor Educacional 5.0 com alguns dos principais líderes em educação do país. Serão ao todo seis encontros virtuais que buscam debater os desafios da educação pré-durante-pós pandemia. A iniciativa dá sequência à websérie Educador 5.0, e foi construída de forma colaborativa, contando com a participação da comunidade por meio de uma pesquisa.

Direcionados aos gestores do ensino básico, superior e profissional, os eventos acontecem sempre às terças-feiras, às 15h30, com cerca de 1 hora de duração, nos meses de setembro e outubro. O painel inicial, no dia 22, terá foco no ensino superior com o tema "Quais as competências esperadas para uma gestão educacional moderna, disruptiva e focada em resultados?”. Participam do encontro Luciane Pereira, reitora da Universidade Santo Amaro, Marcelo Ferreira Viana, diretor de graduação do Centro Universitário de Lavras (MG), e Carlos Fernando Araujo Jr., pró-reitor de EAD da Universidade Cruzeiro do Sul e diretor de Relações Nacionais - ABED.

No dia 29 acontece o painel "O aluno em foco. Quais são os desafios e as estratégias para gestão da permanência no contexto digital?". Carlos Longo, sócio-proprietário da SABRE Inovação e Consultoria Educacional,e vice-presidente da ABED; Simone Bérgamo, diretora acadêmica do Grupo Ser Educacional; e Janes Fidélis Tomelin, pró-reitor de EAD da Unicesumar, participam do encontro.

Para finalizar a programação do ensino superior, Ricardo Ponsirenas, diretor de Ensino Digital na Laureate, Henrique de Miranda Neto, diretor acadêmico no Centro Universitário de Patos de Minas (MG), e Débora Guerra, CEO na GSA Educacional, se reúnem no dia 6 de outubro para discutir o tema "Educação Disruptiva. Quais são os caminhos e as estratégias para implantação de currículos flexíveis, inovadores e eficientes?".

Os encontros voltados ao ensino básico acontecem a partir do dia 13 de outubro, com a temática "Quais as competências esperadas para uma gestão educacional moderna e disruptiva?". Os palestrantes são Esther Carvalho, diretora geral do Colégio Rio Branco, Guilherme Cintra, da Eleva Educação, e Evaristo Bicalho, diretor regional da Rede Marista de Colégios.

No dia 20, é a vez de João Borges, CEO da DreamShaper, Denis Drago, diretor de educação da LDrago Inteligência Educacional, e Renata Stort, filósofa, Provocadora de Ecos na Escola Stagium, abordarem o tema "Novo Ensino Médio: do projeto de vida aos itinerários formativos. Quais os desafios e oportunidades?".

O painel O futuro é agora: A transformação digital nos modelos de ensino e aprendizagem no contexto pré e pós-pandemia. O híbrido veio para ficar?"encerra a programação no dia 27 de outubro. Ana Paula Fernandes Yajima, diretora pedagógica do Colégio Santa Úrsula, e Lenir Moraes, analista pedagógica na Rece ICM de Educação e Assistência Social, são as palestrantes do último encontro da websérie.

Ao término da websérie, os encontros ao vivo darão origem a um e-book, que contará com o compartilhamento de experiências de mais lideranças educacionais brasileiras em outros formatos, incluindo entrevistas em texto, vídeo e podcast.

Para mais informações e inscrições acesse: https://dreamshaper.com/br/gestor-educacional-5-0/.

Sobre a DreamShaper

A DreamShaper é uma ferramenta online de aprendizagem baseada em projetos que guia os alunos do Fundamental II, Médio e Superior por trilhas de aprendizagem que geram experiências de ensino práticas e motivadoras. Foi criada para ajudar os professores a implementar ou melhorar as suas práticas, utilizando metodologias ativas de ensino, por meio de tecnologia e conteúdos simples e intuitivos. Com mais de 500 parceiros no Brasil, Europa e Oriente Médio desde 2015, a DreamShaper já impactou mais milhares de estudantes. Somente no país, foram mais de 250 mil alunos em instituições, como a Fundação Lemann, Centro Paula Souza, Organização Educacional Farias Brito, Colégio Rio Branco, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Anhembi Morumbi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto