Logo
Imprimir esta página

Colégio Poliedro reúne virtualmente seus alunos de 13 a 15 anos para debater sobre violação de direitos humanos e superação de desigualdades sociais

Debates serão realizados no PoliONU Teen e Fórum Social, projetos criados pelo Colégio Poliedro para desenvolver o senso de empatia, responsabilidade e cidadania

Um grupo de mais de 70 estudantes do Ensino Fundamental - Anos Finais estará reunido virtualmente, entre os dias 25 e 26 de setembro, para participar da edição 2020 dos eventos PoliONU Teen e Fórum Social, organizados, respectivamente, por alunos do 9º e 8º ano do Colégio Poliedro de São José dos Campos e com a participação dos alunos da unidade de Campinas.

Ambos os projetos buscam contribuir para o desenvolvimento da consciência cidadã e do senso de empatia ao mostrar como alguns problemas do nosso e de outros países podem afetar, direta ou indiretamente, toda a sociedade. O desenvolvimento acadêmico também é beneficiado pelas iniciativas.

O PoliONU Teen é uma simulação estudantil da Organização das Nações Unidas (ONU) totalmente organizada por alunos, sob a orientação de professores e da coordenação pedagógica, que estimula o debate e a criação de soluções para as diversas questões da atualidade, desenvolvendo habilidades como oratória, argumentação, resolução de conflitos, consenso e trabalho em equipe. Trata-se de um espaço de discussão que visa a apresentar novas ideias que prezam pelo apoio e bem-estar comum.

Neste ano, os alunos formarão equipes para representar o Comitê de Direitos Humanos (CDH), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre os temas abordados, estão: "A violação aos direitos humanos dos povos indígenas e nômades"; "Escravidão moderna e a violação dos direitos humanos nas relações trabalhistas atuais"; e "A ausência de direitos humanos nas favelas ao redor do mundo".

O PoliONU Teen tem ainda a tradição de executar algumas atividades culturais com o intuito de criar um clima de descontração e aproximar os participantes. Neste ano, a programação incluirá lives musicais e espaços para que os alunos mostrem os seus talentos.

Fórum Social propõe a criação de alternativas para a superação de desigualdades sociais

Simultaneamente ocorre o Fórum Social, simulação do encontro internacional articulado pela sociedade civil para discutir questões relacionadas ao meio ambiente, economia e, sobretudo, à superação das desigualdades sociais. O debate é realizado por alunos do 8º ano, que, neste ano, vão abordar os temas: "Princípios democráticos e justiça social" e "Crise e (r)evolução: qual planeta queremos para o futuro?".

Segundo Flávio José dos Santos Lima, coordenador do Ensino Fundamental do Colégio Poliedro de São José dos Campos, os projetos buscam incentivar o protagonismo dos jovens para que reflitam sobre grandes questões contemporâneas a partir de um ponto de vista diferente. "Os participantes percebem que há muito além da sua própria realidade, seguindo uma linha de raciocínio alternativa. Então, as iniciativas ampliam a tomada de consciência de uma cidadania global, reforçam o posicionamento crítico e estabelecem o contato do aluno com temas políticos, que passa a querer fazer algo que impacte positivamente a sociedade".

Sobre o Colégio Poliedro

Com sedes em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, o Colégio Poliedro tem como objetivo formar e transformar jovens do Ensino Fundamental - Anos Iniciais e do Ensino Médio em cidadãos atuantes, protagonistas e conscientes de seu papel e de sua responsabilidade na sociedade.

Com aprendizado fundamentado na formação integral, respeitando a subjetividade e os objetivos de cada estudante, a instituição preza pelo pleno aprendizado, com suporte individualizado, que prepara a criança e o adolescente para os desafios do futuro.

A partir do processo de reinvenção contínua, o Colégio Poliedro investe progressivamente em ambientes estimulantes, inovações tecnológicas, metodologias comprovadas e num corpo docente capacitado para oferecer ao aluno uma formação completa e de qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto