Logo
Imprimir esta página

O gestor educacional na era da inovação: lugar da teoria e da prática

O gestor educacional na era da inovação: lugar da teoria e da prática

Maquiavel em sua obra celebre “O Príncipe” preconiza que para conhecer a natureza do povo é necessário ser príncipe, e para conhecer a natureza dos príncipes é necessário ser do povo. A dualidade exposta pelo filósofo nos faz refletir acerca do cenário contemporâneo da educação, reconhecendo os avanços e retrocessos das novas propostas postuladas no momento social, econômico e político. Também, a partir da exposição, suscitamos para importância de que discursos empíricos precisam ficar arquivados em HD externo no processo da gestão, cabendo ao líder conhecer teorias e práticas para conduzir equipes, projetos e conseguir conviver com o movimento líquido e exponencial da sociedade planetarizada.

Tratar de gestão na era da inovação é desenvolver um discurso construído a partir do foco em resultados, pois reconhece-se que sempre existem novos modelos, perfis, técnicas, planejamento, estratégias e verbetes quando trata-se de gestão. Indiferente de grandes ou pequenas instituições, o que tentamos demonstrar é que não se pode restringir o debate sobre a melhoria da educação do nível do gasto. Afinal, acreditamos que não há como melhorar a educação sem metas, sem planos de ação, sem avaliações de desempenho e sem meritocracia, qualquer outro elemento contrário apenas conduz instituições e equipes para curvas de percurso que aumentam o tempo para o êxito.

No ambiente educacional existem em algumas esferas arraigadas, o 8º pecado capital vem sofrendo mutação, o debate da gestão em ambiente educacional tem ganhado destaque, afinal acreditamos que as instituições de ensino são empresas, tanto na esfera pública ou particular. O Brasil destina aproximadamente 6% do Produto Interno Bruto (PIB) para o desenvolvimento da educação, sendo que em detrimento de outros exemplos dos países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o investimento é maior no ensino superior, o que é justificado pelo infortúnio de termos menor acesso neste nível de ensino. Existem quase 3 (três) mil instituições no cenário educacional e uma prevalência gigante de instituições privadas em relação ao número de instituições e acesso ao ensino público.

E diante do cenário cabe perguntar: Qual o perfil do gestor educacional? Um professor de carreira? Um engenheiro que se tornou professor? Um empresário que decidiu ter como empresa o ramo educacional? Um político que sabe os caminhos para conseguir cargos? Um profissional que utiliza com sabedoria sua rede de relacionamentos e consegue mesclar alguns idiomas? Um profissional que sabe liderar e sustenta seu trabalho a partir do conhecimento dos outros?

Reconhecer quem é o gestor na era da inovação está sujeito aos condicionantes de ordem social, que sugere múltiplas concepções de ser humano e de sociedade, e por via de consequência, diferentes fundamentos e pressupostos do papel da universidade na democratização do ensino superior.

As maneiras como os gestores realizam sua ação têm a ver com esses fundamentos e pressupostos teóricos, direta ou indiretamente. Assim, vale dizer, que o conhecimento da realidade e de suas contradições e interpretações serve de motivação na proposição de mudanças ou paradigmas educacionais e sociais, porque possibilita a problematização e o exercício profissional com mais qualidade, parâmetro e planejamento. Nem quero que se repute presunção o fato de que muita verborragia, utilização de exemplos externos, da reformulação de tendências miraculosas possam ser reflexo de um gestor comprometido com inovação e qualidade do ensino.

Autora: Dinamara P. Machado é diretora da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto