Etecs e Fatecs do Estado de SP fazem plantão remoto e gratuito para Imposto de Renda 2020

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Unidades do Centro Paula Souza da Capital e interior oferecem consultoria online para auxiliar contribuintes a preencher a declaração anual do tributo

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda 2020, adiado neste ano pela pandemia de Covid-19, encerra-se no dia 30 de junho. Ainda dá tempo de se organizar e não deixar a elaboração e entrega do documento para a última hora.

As Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais oferecem plantões à distância gratuitos para orientar o contribuinte no preenchimento da declaração, que é obrigatória para quem recebeu mais de R$ 28.559,70 no ano ou a média de R$ 2.379,97 por mês.

O atendimento é realizado pelos estudantes com a supervisão dos professores. O professor Rodrigo Campos, da Etec Prof. Idio Zucchi, de Bebedouro, lembra da importância de entregar a declaração no prazo para evitar a multa. Os valores da penalidade variam. O valor mínimo é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do valor do imposto devido.

Campos destaca ainda que, a partir deste ano, não será mais possível fazer a dedução do valor pago ao empregado doméstico no Imposto de Renda. “Até 2019, o empregador podia abater gastos de até R$ 1,2 mil para esse fim com a previdência”, explica o educador.

Documentação

É importante ficar à documentação, que deve ser reunida para preenchimento da declaração: comprovantes de rendimentos do ano-calendário 2019; declaração do ano anterior com recibo de entrega (se houver); número do RG, CPF e título de eleitor; endereço residencial; dados da conta bancária para restituição; comprovantes de despesas que possam ser abatidas (consultas médicas, exames clínicos, mensalidades escolares, contribuição para previdência privada, entre outros); documentos de compra e/ou venda de bens em 2019; comprovantes de pagamento de pensão alimentícia, de doação, herança, empréstimos ou consórcios (se possuir); CPF dos dependentes e alimentandos.

Outra dica, segundo o professor Rodrigo Campos, é gravar a declaração do IR em um pen drive e no computador. A cópia poderá ser útil para consultas futuras ou em caso de necessidade de comprovação de quitação com a Receita.

Neste ano, a Receita reduziu de sete para cinco o número de lotes de restituição. O primeiro pagamento foi feito no dia 29 de maio e o último será no dia 30 de setembro. As categorias com prioridade no recebimento da restituição são aquelas com pessoas acima de 80 anos, os contribuintes com mais de 60 anos, as pessoas com deficiência física ou doença grave e os contribuintes que tenham o magistério como maior fonte de renda.

Conheça as unidades do Centro Paula Souza que oferecem plantões remotos para esclarecimento de dúvidas. As Etecs e a Fatecs aparecem por ordem alfabética de município, com datas e horários do serviço no site da instituição.

Professores e alunos do CPS prestam atendimento online e auxiliam no preenchimento da declaração anual do tributo

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 224 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 85 mil alunos.