Brasil,

A importância do brincar em dias de isolamento social

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elaine Alves
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Fontes: Juliana Yade, especialista em educação do Itaú Social


Patrícia Mota Guedes, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social

Temas:

- como selecionar brincadeiras para se fazer em casa com as crianças que, além de entreter, contribuam para a aprendizagem/ sugestões;
- é possível relacionar conteúdos nesse processo, como a matemática? De que forma?
- quais os melhores horários e locais para as brincadeiras dentro de casa;
- como reduzir os impactos do isolamento social na educação infantil;
- pesquisas e a neurociência comprovam que o brincar é de grande importância para o desenvolvimento integral das crianças;
- a relação do brincar com a educação integral: porque o brincar abrange as diferentes dimensões da criança, criando oportunidades que contemplem suas necessidades cognitivas, mas também físicas, sociais e emocionais;
- a importância da família na aprendizagem.

Fontes:

Juliana Yade, especialista em educação do Itaú Social. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, instituição em que atuou também como pesquisadora. Foi professora de Educação Básica. Trabalhou com educação e relações étnico-raciais no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT.

Patricia Mota Guedes, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social é graduada em Ciências Políticas e Alemão pela Universidade do Arizona (Estados Unidos). Mestre em Administração Pública pela Universidade de Massachusetts e em Políticas Públicas pela Universidade de Princeton (Estados Unidos). Coordenou programas de educação e saúde pelo governo do estado americano de Massachusetts. No Brasil, atuou como pesquisadora e gestora de projetos educacionais no Instituto Fernand Braudel.

Referência:
O Itaú Social lançou uma série de conteúdos sobre brincadeiras que podem ser realizadas junto com as famílias no período de isolamento. São mais de 40 atividades para todas as faixas de idade da criança. Na série Brincadeiras em Família, já disponível no Polo, é possível encontrar atividades que fazem parte da tradição oral brasileira adaptadas para a realidade atual. Também há dicas para garantir a diversão de forma leve para toda a família. O material conta com o apoio técnico do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Educação em tempos de crise – Atividades educativas e ferramentas para educadores e famílias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar