Brasil,

Aluna do CTC/PUC-Rio vence prêmio internacional de melhor dissertação de mestrado em Logística Humanitária pelo Instituto HUMLOG Best Thesis Award 2020

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Estrella
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A proposta foi avaliar o desempenho de uma operação humanitária pela perspectiva do beneficiário e pode ser aplicada em tempos de pandemia de COVID-19

A aluna Brenda de Farias, do Departamento de Engenharia de Produção do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), venceu o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado de 2020 (Best Thesis Award 2020) do The Humanitarian Logistics and Supply Chain Research Institute (HUMLOG Institute), fórum mundial de operações humanitárias, com sede na Finlândia, que premia mundialmente as melhores pesquisas de mestrado e doutorado na área de Logística Humanitária. O estudo “Framework para avaliação de desempenho em operações humanitárias sob a perspectiva dos beneficiários” também recebeu o valor de € 250,00 (duzentos e cinquenta euros) e um convite para a publicação de um artigo no Journal of Humanitarian Logistics and Supply Chain Management.

O diferencial da pesquisa foi a inclusão da perspectiva de quem sofre com as tragédias, uma questão ainda pouco desenvolvida na literatura, segunda a aluna premiada. A avaliação de categorias como saúde, habitação, educação, atendimento, fatores socioeconômicos e gestão de riscos de desastres está presente na pesquisa. Brenda de Farias também desenvolveu um estudo empírico (survey e estudo de caso) referente à queda de uma área de lazer de um prédio no Brasil, em 2016, com uma vítima fatal e quatro feridos. O estudo empírico permitiu melhor validação e compreensão dos resultados obtidos. A pesquisa permite avaliar ainda operações pré-desastre e pós-desastre a partir da adaptação das categorias para os diferentes tipos de eventos, considerando as particularidades de cada um.

Segundo Farias, trazer um novo olhar para as operações humanitárias foi uma de suas motivações. Ela afirma que, normalmente, as ações são avaliadas por financiadores, doadores ou pelas próprias organizações, logo, tratar o outro lado foi algo que agregou muito valor ao trabalho. “O interesse pelo tema de avaliação de desempenho surgiu quando percebi a necessidade de entender o que torna uma operação humanitária bem-sucedida pelo ponto de vista de quem está recebendo a ajuda. Com estudos desse tipo, as organizações podem ter feedbacks e melhorar suas atividades considerando a satisfação desses beneficiários”, afirma a aluna Brenda Farias.

Aos 25 anos, a aluna, que se formou em Engenharia de Produção pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), segue com o tema de Logística Humanitária em sua tese de doutorado, novamente pela PUC-Rio e chama atenção para o momento de pandemia que o mundo vive em função do coronavírus: “Os critérios e indicadores de desempenho apresentados no trabalho dão suporte para avaliação em todas as etapas do ciclo de vida de um desastre (mitigação, preparação, resposta e recuperação). No cenário atual da pandemia de COVID-19, medidas que levem em consideração, principalmente as etapas de resposta e recuperação, podem auxiliar organizações, governo, setor privado e outros envolvidos na melhoria das atividades desenvolvidas, no intuito de aprimorar o atendimento aos beneficiários”.

No caso da pandemia, a utilização das métricas de desempenho é fundamental, pois permite a avaliação das ações de resposta aos que precisam da ajuda emergencial. “Tempo de entrega, quantidade e qualidade dos suprimentos, disponibilidade de instalações para atendimento, existência de liderança local, entre outros pontos, são métricas que podem auxiliar na identificação do sucesso ou não das operações, o que facilita a tomada das próximas decisões”, reforça a aluna.

O Instituto HUMLOG tem como objetivo fornecer uma plataforma internacional para a comunidade humanitária mundial. A inclusão de líderes mundiais, ONGs, setores privado e público nas respostas às tragédias é parte da proposta do instituto. As pesquisas divulgadas permitem que a comunidade troque conhecimento e experiência científica sobre melhores práticas em logística humanitária e gestão da cadeia de suprimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar