Brasil,

A importância da formação de professores no ensino básico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marlise Groth Mem
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Promovida pelo Instituto Ânima e UNICURITIBA, roda de conversa online com a participação da mestre em Educação, Barbara Born, da Universidade de Stanford, será na sexta-feira às 17h

A importância da formação docente ser pensada como um conjunto de saberes e fazeres que potencializem a capacidade para lidar com a complexidade da sala de aula. Este será o mote central da roda de conversa realizada na sexta-feira (29/5), às 17h, pelo Instituto Ânima e o Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em bit.ly/webinar-formacao-professores.

O encontro virtual que abordará as práticas formativas e a aprendizagem profissional de professores em formação inicial terá a participação da mestre em Educação, Barbara Born, doutoranda nos programas Internacional e Comparado de Educação, Currículo e Formação de Professores da Universidade de Stanford (Califórnia – Estados Unidos).

Também participará do encontro a mestre e doutora em Medicina-Biomedicina, Fernanda Sarmento Fagundes Netto, líder de formação de professores no Instituto Ânima e coordenadora do Programa de Especialização Docente da Universidade de Stanford.

O webinar será mediado pela mestre em Educação Matemática, Alessandra Silva, com Extensão Universitária no Programa de Especialização Docente da Escola de Educação da Universidade de Stanford, coordenadora do Programa de Especialização Docente - PED Brasil e de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Ânima.

A COMPLEXIDADE DA SALA DE AULA

Pesquisadora de mecanismos para melhorar a qualidade dos programas de formação contínua de educadores no Brasil, Barbara Born fala sobre a importância de discutir a formação de professores justamente em um período como o atual – a pandemia do novo coronavírus que obrigou educadores a se reinventarem.

A especialista reconhece que professores da educação básica têm se desdobrado, por exemplo, para tentar ajudar os estudantes a continuar aprendendo em tempos de pandemia e a formação é essencial. “Não é fácil ensinar em plataformas tão distintas, ainda mais quando consideramos todas as limitações que os alunos podem ter em suas casas”, comenta.

Uma forma interessante para propor aprendizagens que sejam ao mesmo significativas e rigorosas, comenta Barbara, é pensar em como os objetivos de aprendizagem disciplinares se relacionam com a vida dos alunos e com o momento que estão vivendo.

“A partir daí, a ideia é propor atividades que os estudantes possam fazer em casa e que exijam olhar para o conhecimento da disciplina de forma aplicada, que faça sentido”, sugere a pesquisadora, que durante quase dez anos trabalhou como professora em escolas públicas e privadas de São Paulo.

SERVIÇO

O quê: Roda de conversa “Formação de Professores do Ensino Básico”
Quando: Sexta-feira (29/5), 17h
Onde: canal do YouTube do Instituto Ânima
Quanto: Gratuito
Inscrições: bit.ly/webinar-formacao-professores

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do país e conta com aproximadamente 120 mil alunos em seis instituições: Una (MG e GO), Universidade São Judas Tadeu (SP), UniBH (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE) e UNICURITIBA (PR). Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, uma filial da escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, e o Instituto Ânima.

A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, desde 2017 figura como uma das 150 Empresas mais Inovadoras do país, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2019, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360° como a melhor companhia do setor de educação no quesito Governança Corporativa e a segunda melhor na dimensão de Visão de Futuro, do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar