Brasil,

Melhores formas para complementar o aprendizado de inglês sem sair de casa

Confira maneiras simples e eficazes para dar um impulso no aprendizado de uma nova língua

Aprender uma nova língua pode ser desafiador, até um ponto no qual o aluno se sente estagnado no aprendizado, o conhecido “platô intermediário”. Popularmente utilizado para se referir àqueles que estão aprendendo a língua inglesa, corresponde a pessoa que já tem uma boa compreensão mas ainda não se sente avançado na fluência da língua.

Boa parte desse problema é explicado por questões interiores, como o medo do julgamento de outros alunos com aquele que está aprendendo. Nesse contexto, é importante inserir a língua em vários momentos do cotidiano, para que ela se torne mais presente e o aluno se torne mais confiante.

Confira abaixo algumas maneiras de complementar o aprendizado de inglês com algumas atividades do dia-a-dia:

Explorar aplicativos de celular

Hoje, existem muitos aplicativos voltados para aprender inglês no celular, como é o caso do Simpler. Lançado em janeiro no Brasil, o app classifica alunos em diferentes níveis, disponibilizando o material referente àquele nível particular. O Simpler também possui toda a gramática necessária e uma lista diária de 10 novas palavras para aumentar o vocabulário. Na versão paga, é possível se tornar um detetive virtual e resolver crimes em inglês.

Juntar a praticidade com a interatividade é um bom caminho. Com o fácil acesso ao celular, o aplicativo é estruturado para gerar um aprendizado de forma leve. O Simpler já está disponível para download em Android e iPhone (iOS).

Ouvir músicas em inglês

Segundo uma pesquisa divulgada pela Universal Music em 2018, os brasileiros são os que mais escutam música, em diferentes ocasiões. Dos entrevistados, 66% escutam nos momentos de descanso, 58% enquanto cuidam da casa, 53% preferem ouvir no trânsito e 51% com amigos, enquanto 48% escutam no caminho para o trabalho. Ou seja, a música está presente nos mais diferentes contextos da vida dos brasileiros.

Adicionar músicas em inglês nessas diferentes playlists é uma boa forma de aprender a língua. Tentar prestar atenção é essencial. Entender a letra e as palavras que são ditas, assim como o que significam juntas naquele contexto, é um ótimo exercício de listening. Dessa forma, é possível treinar os ouvidos sem ser através de frases prontas de livros de inglês e, ainda, aprender a letra de uma música preferida.

Assistir séries

O aprendizado de inglês através de séries parte do mesmo princípio da utilização de músicas para assimilar a língua. Com a popularização das plataformas de streaming no Brasil, as séries ganharam um espaço na vida dos brasileiros.

Uma boa dica é, primeiro, trocar as legendas do filme para inglês. Dessa forma, é possível juntar o que a personagem está falando com a forma da palavra escrita, exercitando a pronúncia em inglês. Esse é um ótimo exercício para compreender o som das letras em inglês e saber diferenciá-las.

Um próximo passo pode ser retirar as legendas e ficar apenas com o áudio. Esse também é um treinamento de listening, assim como as músicas, mas mais extenso. Vale lembrar que as séries refletem dialetos específicos de cada nacionalidade, compreendendo o uso de gírias, então usar essa forma de entretenimento como um aprendizado pode ajudar o aluno a assimilar o humor nas colocações e colocá-lo em uma fluência mais próxima da nativa.

Jogar jogos na língua

No ano passado, o Brasil ocupava a posição de maior mercado de games da América Latina. Com essa prática de entretenimento crescendo cada vez mais, exercitar a língua inglesa nesses momentos também é uma boa solução para inserir o inglês cada vez mais no dia-a-dia.

Seja no console, no computador ou no celular, mudar a língua em que as instruções que o jogo aparecem e a fala das personagens ajuda a exercitar a gramática, a compreensão e a audição de diferentes palavras em inglês.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS