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Educação financeira: como abordar o tema com crianças e jovens na quarentena

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Martins Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
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Associação de Educação Financeira do Brasil indica materiais gratuitos e disponíveis online que podem ajudar a introduzir o assunto nas famílias brasileiras, aumentando a conscientização sobre a importância de se construir um futuro mais saudável do ponto de vista financeiro, sobretudo no atual cenário de crise

No começo de 2020 a educação financeira passou a compor a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como disciplina transversal no ensino infantil e fundamental, tornando-se obrigatória em todas as escolas do Brasil. A adoção do tema nas instituições de ensino é uma alternativa para a resolução de problemas reais que existem atualmente no que se refere à forma como os brasileiros lidam com questões como endividamento e falta de planejamento financeiro. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus, as escolas de todo o país tiveram as aulas suspensas, e é preciso lançar mão, neste momento, de alternativas que contribuam para manter a instrução de crianças e jovens em relação a esse assunto tão importante, que pode ajudá-los a ter um futuro financeiramente mais saudável e promissor.

A Associação de Educação Financeira do Brasil - AEF-Brasil, que desenvolve metodologias para a disseminação do tema junto a estudantes e educadores, orienta que, com algumas dicas e ações simples, é possível continuar estudando educação financeira em casa. A instituição reforça, sobretudo, a importância dos pais nesse processo, que podem ajudar os filhos a construírem uma relação saudável com o dinheiro, uma vez que o aprendizado que eles têm na infância refletirá na vida adulta, quando precisarão trabalhar, gerir suas próprias finanças e se sustentar.

"A educação financeira promove mudanças de comportamento com maior efetividade nos jovens e crianças. Quanto antes ensinarmos esse público os principais conceitos da educação financeira, maior a chance que estes se tornem adultos mais responsáveis, autônomos e conscientes na relação com o dinheiro", comenta Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

Para colaborar com as famílias brasileiras nesse desafio, a entidade conta com um amplo portfólio de materiais gratuitos na plataforma www.vidaedinheiro.gov.br, incluindo games, vídeos, livros, entre outros documentos que podem ser utilizados por qualquer pessoa que tenha interesse no assunto. Confira detalhes sobre alguns deles:

• Game educativo - O TÁ O$$O é uma experiência educativa e divertida, que reúne temas e conteúdos voltados à discussão de comportamentos importantes, como a administração consciente do dinheiro e o consumo excessivo. O game de educação financeira é destinado a crianças e jovens, com idades entre 7 e 18 anos, que pode ser acessado gratuitamente pelo celular, nas plataformas Android ou IOS, ou em computadores;

• Websérie - Em 13 episódios com cinco minutos de duração, a websérie R$100Neuras trata de assuntos como equilíbrio financeiro, gestão inteligente do dinheiro, poupança e controle de gastos. Tudo na voz da youtuber Fernanda, personagem vivida pela atriz Raissa Venâncio, que relata suas dificuldades com a gestão das próprias despesas, sugerindo dicas para uma administração adequada do dinheiro para jovens entre 14 e 18 anos;

• Livros para crianças - O material educativo voltado para crianças que estão no ensino fundamental (anos iniciais e finais) trabalha noções de consumo/consumidor, produtor, distribuidor, preço, lucro, perda, fonte de renda e investimento, tendo como elementos de ligação informações e conhecimento sobre diversas áreas, como Artes, Geografia, História e Ciências;

• Livros para jovens - Para estudantes do ensino médio, o material contém temas como economia financeira em casa e na vida social, que se divide em três grandes seções: Vida Familiar Cotidiana, Vida Social e Bens Pessoais. Em cada uma delas, renda, despesas, receita e orçamento são abordados em sete situações didáticas que trazem personagens e casos para reflexão que se aproximam das discussões presentes no dia a dia do público jovem.

"Recorrer a materiais como esses indicados ajudarão muito os pais a introduzir a cultura da educação financeira em seus lares. Todos eles foram desenvolvidos por especialistas que estão colaborando com a AEF-Brasil na sua missão de disseminar a educação financeira Brasil afora", finaliza Claudia.

Sobre a AEF-Brasil e a ENEF

A AEFBrasil - Associação de Educação Financeira do Brasil é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. Seu principal foco de atuação é a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país.

A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Fundamental e Médio e, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família e idosos com renda de até dois salários mínimos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.

A AEF-Brasil é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; B3 - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG - Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos.

Sobre a Trama Comunicação

Entre as 20 principais agências brasileiras de comunicação, a Trama se destaca há 24 anos por criar projetos comunicacionais inspiradores que conectam, informam e engajam diversos públicos de forma alinhada à estratégia de negócios das organizações. Com um time de 35 profissionais e atualmente com mais de 40 clientes em seu portfólio, recebeu o Prêmio Aberje de Comunicação Integrada (São Paulo), ganhou o Prêmio Internacional Lusos na categoria prata de relações públicas; foi indicada como uma das 13 agências de mais alto nível em qualidade e excelência de serviços na opinião de seus clientes, na pesquisa "Agência de Confiança", realizada pela Revista Negócios da Comunicação. É associada ao Instituto Ethos, Aberje e Abracom.


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