Com apoio do Google.org, projeto da Nova Escola oferece planos de aulas remotas a mais de 500 mil educadores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciene Antunes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

- Projeto Conexão Educativa será lançado nesta quinta-feira, 28, e terá investimento de R$ 3 milhões e vai garantir acesso gratuito a cursos, planos de aulas e recursos para professores e gestores escolares

- Objetivo é ajudar a adaptação de aulas para o ensino remoto durante o isolamento social
- Cerca de 590 mil professores e 11 milhões de estudantes podem ser impactados

O Google.org, braço filantrópico do Google, e a Nova Escola, negócio social especializado em recursos para educadores, anunciam parceria para ajudar professores e gestores escolares no desafio de dar continuidade às aulas durante o isolamento social.

Um aporte de R$ 3 milhões do Google.org será utilizado para criar o projeto Conexão Educativa, que envolverá a adaptação dos Planos de Aula Nova Escola e a produção de cursos e materiais de apoio para a aplicação das aulas a distância. O Conexão Educativa fará parte da campanha Nova Escola Em Casa, lançada no final de março em resposta às necessidades dos educadores neste momento. O acesso a todos os recursos será online e gratuito por meio da plataforma da Nova Escola.

A Nova Escola estima que a iniciativa pode chegar a 590 mil professores e impactar a aprendizagem de 11 milhões de alunos. "A maioria das redes de ensino não estava preparada para oferecer aulas a distância. Estamos ajustando e lançando recursos para que educadores consigam adaptar suas práticas e aulas para o ensino remoto", explica Guilherme Luz, CEO da Nova Escola. "Em um momento difícil como este, é mais que necessário reafirmarmos nosso compromisso de mais de 34 anos ao lado de professores e gestores escolares de todo o Brasil".

"Sabemos do grande desafio que os educadores estão enfrentando em garantir a continuidade da educação de milhões de alunos durante a pandemia. Acreditamos que, além de ferramentas tecnológicas, esse profissionais fundamentais precisam de apoio, recursos e treinamentos especializados para seguirem fazendo seu trabalho com qualidade", diz Valdir Leme, head de Marketing do Google.

Aulas ao vivo para educadores

O Conexão Educativa será lançado no dia 28 de maio (quinta-feira), às 15h, em uma aula inaugural ao vivo sobre alfabetização a distância. Será a primeira de oito lives semanais com temas escolhidos com base em pesquisas sobre os principais desafios dos educadores. "Alfabetização é uma preocupação constante porque afeta toda a vida escolar dos estudantes. Os professores alfabetizadores estão se reinventando para conseguir cumprir esse objetivo de casa, com o apoio das famílias", diz Ana Ligia Scachetti, Gerente Pedagógica da Nova Escola. A primeira aula será conduzida por Maria José de Nóbrega, com participação da professora Magda Soares e será transmitida simultaneamente no site da Nova Escola, no Facebook e no YouTube. O vídeo também ficará disponível após a transmissão.

Planos de Aula Nova Escola

Com apoio do Google.org, Nova Escola colocou em marcha uma grande força-tarefa para a adaptação de 6 mil planos de aula para o ensino a distância. "O objetivo em caráter de urgência é apoiar educadores, famílias e estudantes durante o período de isolamento, mas os resultados serão um legado para o período pós-pandemia", avalia Ana Ligia.

Um Time de Autores formado por 400 professores de todo o Brasil desenvolveu 6 mil planos de aula alinhados à BNCC. Agora, 50 desses professores estão adaptando os planos para o ensino a distância. (Foto: Mariana Pekin)

Desenvolvidos pela Nova Escola entre 2017 e 2019 com um coinvestimento de R$ 15,8 milhões do Google.org e da Fundação Lemann, os Planos de Aula Nova Escola foram originalmente pensados para o uso presencial nas escolas. A coleção compõe o maior acervo do país de planos de aulas alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), política pública que define os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender. De acordo com o cronograma de implementação, 2020 é o primeiro ano de obrigatoriedade da BNCC em sala de aula. Os planos podem ser acessados por smartphone e não exigem internet rápida, funcionando com conexão 2G.

"Planos de aula são um pilar do dia a dia do professor. Com base neles são planejados os objetivos da aula, a abordagem dos conteúdos e quais serão as atividades propostas para os alunos. Toda essa dinâmica muda quando a aula é feita remotamente", explica Ana Ligia.

Nova Escola Box

Com o intuito de oferecer recursos que apoiem as aulas ao vivo e o uso dos Planos de Aula, a parceria também envolve o Nova Escola Box, uma ferramenta digital com dicas práticas e atividades que podem ser feitas com os alunos. "As lives, os Planos de Aula e o Box poderão ser utilizados juntos, já que trabalharão os mesmos temas", diz Ana Ligia. O Nova Escola Box é o produto por assinatura mensal da Nova Escola, mas as edições relacionadas a ensino a distância e ao novo coronavírus estão disponíveis de forma gratuita.

Veja como receber avisos e assistir às aulas ao vivo do Conexão Educativa:

O Conexão Educativa disponibiliza gratuitamente para educadores uma série de aulas e recursos para apoiar a continuidade do ensino durante o período da pandemia. Para acessar o acervo de materiais e receber alertas para participar da série de oito aulas ao vivo, sempre às quintas-feiras, às 15h, a partir do dia 28/05, basta realizar a inscrição pelo link: http://conexaoeducativa.novaescola.org.br

Aula inaugural da parceria: 28/05, às 15h - Leitura e alfabetização: estratégias e ferramentas para o ensino remoto, com Maria José Nóbrega e participação da professora Magda Soares, professora emérita da UFMG e ganhadora do prêmio Jabuti.

Acervo de Planos de Aula Nova Escola: http://novaescola.org.br/plano-de-aula

Cursos gratuitos: http://cursos.novaescola.org.br/cursos

Nova Escola Box: http://box.novaescola.org.br/

SOBRE A NOVA ESCOLA

A Nova Escola é um negócio social, sem fins lucrativos, que entrega conteúdos, produtos e serviços para toda a jornada do educador brasileiro. Nossa missão é fortalecer educadores para transformar a educação pública brasileira e possibilitar que os alunos desenvolvam o máximo do seu potencial.

SOBRE O GOOGLE.ORG

O Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos voltadas a questões humanitárias e aplicam inovação escalável e orientada por dados para solucionar os maiores desafios do mundo. Aceleramos seus progressos conectando-as a uma combinação única de apoio que inclui financiamento, produtos e conhecimentos técnicos de voluntários do Google. Buscamos nos envolver com as pessoas que fazem acontecer, causando impacto positivo para as comunidades que representam, e cujo trabalho tem potencial de produzir mudanças significativas. Queremos um mundo que funcione para todos - e acreditamos que a tecnologia e a inovação podem ajudar promover avanços em quatro áreas principais: educação, oportunidade econômica, inclusão e resposta a crises.