Brasil,

Mackenzie Brasília doa máscaras de proteção completa da face para médicos e enfermeiros do Hospital Regional da Asa Norte

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Equipamentos protegem os profissionais da saúde no processo de intubação dos pacientes infectados pelo coronavírus

O Mackenzie Brasília está produzindo máscaras para médicos e enfermeiros do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) em duas impressoras 3D do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília - Internacional (CPMB). Os profissionais da saúde utilizam o Equipamento de Proteção Individual (EPI), batizado de Face Shield, ou escudo do rosto, na etapa de intubação -- procedimento que permite o acesso à traquéia em casos de dificuldade respiratória -- dos pacientes infectados pelo coronavírus. O utensílio oferece mais segurança aos especialistas, protegendo a face por completo, e aumenta a vida útil das chamadas máscaras N95, que cobrem o nariz e a boca (e ficam por baixo do escudo).

Ao todo, 20 máscaras já foram entregues pelo Mackenzie ao hospital. A quantidade consegue suprir a necessidade de quatro salas hospitalares, incluindo Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os Prontos-Socorros e os Centro Cirúrgicos. Além disso, as Face Shield podem ser esterilizadas com álcool, e podem ser reutilizadas.

O HRAN faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e recebe a maioria dos casos mais graves provocados pelo covid-19, no Distrito Federal e nas regiões próximas. O hospital foi totalmente esvaziado e passou a atender apenas cidadãos com a doença. Nas próximas semanas, mais máscaras Face Shield serão doadas pelo Mackenzie.

A iniciativa da impressão das máscaras partiu, inicialmente, da professora Marianna Brandão, responsável pelo Science Technology Engineering and Math, o STEMack, atividade extracurricular do CPMB. A professora descobriu no hospital um déficit no número dessas EPIs e encontrou uma forma para começar a resolver a situação.

Marianna participa de um grupo de educadores atuantes nos chamados Espaços Maker. Os professores discutem, juntos, soluções passíveis de projeção e desenvolvimento dentro desses ambientes, a exemplo das máscaras Face Shield. Nas salas Maker, os docentes estimulam os estudantes a construírem saídas criativas, inovadoras e tecnológicas para problemas do cotidiano. Usualmente, as Maker Room são equipadas com ferramentas multi-uso, impressoras 3D, cortadoras a laser, hardware de programação e computadores de última geração.

"Nesse grupo conseguimos alguns projetos de máscaras em código aberto, ou seja, arquivos que qualquer pessoa pode editar e imprimir na sua própria impressora 3D. Eu trouxe alguns para o Mackenzie para trabalhar uma proposta que atendesse à demanda do hospital", explicou a docente.

"A ideia inicial era utilizar o projeto Makers Contra a Covid-19, mas por questões técnicas e de tempo para a impressão optei pelo projeto Hígia, com uma adaptação sugerida por mim e modelada por um dos nossos estudantes, o Ícaro Ogêda, do 1º ano. Colocamos um terceiro pino de suporte na parte superior e aumentamos o comprimento e a curvatura do suporte de queixo", disse a professora.

Adaptação

Segundo Ícaro, a máscara original possuía uma abertura desproporcional para os lados e a adequação foi feita para resolver o problema. "Colocamos uma modificação na estrutura para ficar mais fechada e mais segura", contou. "Usei habilidades aprendidas no STEMack, aliadas a alguns conceitos de modelagem 3D que eu já tenho", continuou Ícaro.

Na produção das Face Shield, os arquivos com extensão STL, próprios para impressoras 3D, são impressos, higienizados, acoplados a uma folha de acetato, que representa o Shield (escudo), e na parte posterior do equipamento é instalada uma borracha para a regulagem de tamanho. O tempo de fabricação é de cerca de 1 hora e 40 minutos.

"Eu me sinto muito honrado em ver que posso ajudar com esse projeto da máscara. Vai equipar muitos enfermeiros e médicos que estão na linha de frente, combatendo essa nova pandemia. Além disso, modelagem 3D é uma coisa que adoro fazer, eu me motivei a estudar em casa, não só 3D, mas também várias outras coisas que podem me ajudar no STEMack", pontuou o Mackenzista.

Mackenzie Brasília

A professora Marianna Brandão, que também ministra aulas de Química no CPMB, sublinhou que a produção das máscaras reforça o tipo de educação que é proposta no Colégio, destacando o papel social marcante de uma instituição educacional com 150 anos.

"Nós estamos educando os nossos estudantes para que possam propor alternativas para o futuro, ao mesmo tempo em que apontamos a importância da solidariedade, da humanidade, da compaixão, do esforço e do trabalho duro", comentou a professora.

"Estamos saindo da quarentena para produzir as máscaras pela questão social envolvida. Pelo compromisso que temos com a nossa fé, com a nossa confessionalidade e com os nossos irmãos nesse momento delicado", concluiu.

A especialista está à disposição para comentar o assunto.

Sobre o Instituto Presbiteriano Mackenzie

É uma instituição educacional privada, confessional e sem fins lucrativos. Desde sua fundação, a Instituição é agente de uma série de inovações pedagógicas e acompanha e influencia o cenário da educação no país. Um de seus principais objetivos é formar cidadãos com capacidade de discernimento, com critérios e condições para fazer a leitura do mundo em que vivem, a partir de valores e princípios eternos, e que sejam aptos a intervir na sociedade. Ao longo de sua existência, implantou cursos com o objetivo de abranger novas áreas do conhecimento e acompanhar o progresso da sociedade com intensa participação comunitária. Tornou-se reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das mais renomadas instituições de ensino, entre as que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País. Como entidade confessional, promove o desenvolvimento de cidadãos que sejam solidários, responsáveis e busquem a Deus em seus caminhos. O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa das Faculdades Presbiterianas Mackenzie em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), bem como das unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie de educação básica em São Paulo, Tamboré (campus Alphaville, em Barueri - SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). O Mackenzie têm missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora. Em 2020, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar