Brasil,

SAE Digital realiza primeiro teste on-line para diagnóstico da aprendizagem à distância

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Helena Bernardes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Após primeiros dois meses com estudos em formato não presencial, sistema de ensino pretende ajudar escolas a mapear o desempenho dos alunos e antecipa a transformação digital com ampla aplicação de avaliações

Ana Clara Muniz Freitas, aluna da 3 ª série do Colégio Saber de Jundiaí (SP): o desafio de avaliar virtualmente o desempenho dos alunos

Para ajudar as escolas durante período de adaptação às aulas e atividades não presenciais, aplicadas há quase dois meses e sem previsão exata de retorno à normalidade, o Sistema de Ensino SAE Digital disponibiliza avaliações da aprendizagem on-line para a Educação Básica para alunos em todo o território nacional. A proposta consiste em avaliar o desempenho dos alunos durante este primeiro período de estudos em isolamento social, auxiliar as escolas a ajustar a qualidade do aprendizado, além de permitir o cronograma regular, do qual a avaliação é parte fundamental. Além de antecipar a transformação digital ao promover a aplicação de testes de forma ampla para milhares de alunos que acontece antes mesmo do Enem (sigla para Exame Nacional do Ensino Médio), que terá o primeiro projeto piloto com provas digitais a ser realizado no final deste ano.

A novidade lançada em 22 de abril é, neste primeiro momento, para alunos do Ensino Fundamental - Anos finais, do 6º à 9º ano, e da 1 ª à 3 ª série do Ensino Médio. Os testes são de múltipla escolha e têm a duração máxima de 3 horas e 30 minutos.

Mais de 23 mil alunos nessas duas etapas de ensino já concluíram as provas até 12 de maio. Está prevista para o final de maio uma nova onda de aplicação. A escalada do uso será gradual e depende também da velocidade de adaptação das escolas, levando em conta que algumas delas adiantaram o período de férias. Na segunda fase do projeto, a empresa disponibilizará avaliações também para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais, do 2º ao 5º ano.

“A nossa recomendação é que as instituições de ensino parceiras do SAE Digital usem esses testes para mensurar o nível de aprendizagem. A prova seria uma dentre os vários instrumentos de avaliação da aprendizagem com a finalidade diagnóstica e não para nota.”, explica Bianka de Andrade e Silva, gerente de Avaliação e Produtos Digitais do SAE Digital.

Bianka lembra que a avaliação da aprendizagem digital é um assunto ainda muito novo no Brasil. Ela destaca que a única aplicação on-line de testes no país é de uma avaliação em larga escala, a do PISA — na sigla em inglês, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes.

Pensando nos alunos da 3ª série do Ensino Médio, o SAE Digital disponibilizou também o simulado Enem. A ideia é manter o aluno preparado para a prova promovida pelo Ministério da Educação, cuja nota é a porta de entrada para muitos estudantes ao Ensino Superior. “Até o momento, o Ministério da Educação mantém o cronograma do Enem inalterado, mesmo com a pandemia. Então, precisamos checar se os alunos estão conseguindo se preparar para a prova através da nossa escola digital”, destaca Bianka.

E, falando sobre o Enem, ele começará a ser aplicado digitalmente neste ano, com uma amostra de apenas 100 mil alunos. Para o este teste, já há algumas iniciativas de simulados on-line, o que ainda não é frequente na hora de verificar a aprendizagem. Assim, tendo em vista todo o contexto mundial de isolamento social, o SAE Digital acabou saindo na frente ao implementar para a sua base de escolas a aplicação on-line de avaliação da aprendizagem e simulado Enem.

Pioneirismo na crise

O SAE Digital novamente larga na frente das inovações de ensino a distância com o lançamento das provas on-line para a Educação Básica desde o Ensino Fundamental até o Médio. Em março, no início do isolamento social, o sistema já havia disponibilizado uma solução completa de ensino a distância, composta por videoaulas, roteiros de atividades e ferramentas digitais e interativas de ensino e aprendizagem. Conteúdos disponibilizados para escolas que vão desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio no seu canal de YouTube (youtube.com/saedigital). Até o momento, os conteúdos já tiveram mais de 3 milhões de visualizações e 325 mil espectadores únicos de alunos das redes públicas e privadas no Brasil.

“O objetivo do SAE Digital é manter os estudantes em contato com a rotina escolar, evitando atrasos no calendário. Ao reproduzir parte das atividades escolares pelo formato digital, damos autonomia ao aluno e possibilitamos o aprendizado em casa, na companhia dos familiares, que também precisam de segurança e apoio neste momento. Assim, esperamos colaborar para a normalização rápida e saudável da rotina do país”, disse o Diretor Presidente do SAE Digital, Pedro Guerra.

Colégio paranaense usa testes online para medir adaptação do alunos

No Colégio Amplação, que atua no ensino básico de Curitiba (PR), os testes preparados pelo sistema SAE Digital foram usados como uma das formas de avaliar os alunos neste período de trabalho de casa, em especial, para julgar como eles compreenderam o conteúdo e observar possíveis revisões da matéria dada.

“Quando pensamos em processo avaliativo, devemos levar em consideração todos os esforços: assiduidade, presença e interação nas aulas remotas”, explica Gisele Mantovani Pinheiro, diretora do colégio.

Para ela, a avaliação deve se dar em um movimento contínuo e diversificado, utilizando as mais variadas metodologias que vêm de encontro com o DNA de cada escola – no caso do Amplação, a inovação nos processos educativos –, além das inúmeras ferramentas tecnológicas que o sistema de ensino oferece.

Na visão da diretora, essa pandemia foi uma oportunidade de repensar antigas práticas e testar possibilidades que possam funcionar no ambiente virtual, inclusive as “avaliações”. “É preciso levar em consideração que para este cenário não existe um modelo pronto, mas sim inúmeras maneiras de fazer o ensino remoto acontecer”, complementa.

Sobre o SAE Digital

O SAE Digital é um sistema de ensino que conta com soluções educacionais completas para escolas conveniadas desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e Pré-vestibular, que incluem materiais didáticos atualizados, assessoria pedagógica efetiva, tecnologia educacional relevante e avaliações formativas. Os produtos e soluções do SAE Digital atendem às necessidades educacionais de gestores, professores e estudantes em todas as regiões do país. Mais que um sonho, transformar a educação move o SAE Digital todos os dias.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar