Brasil,

Pais devem ficar atentos ao tempo de exposição dos filhos diante aparelhos eletrônicos

Pais precisam ficar atentos ao tempo de exposição de crianças à telas mesmo em distanciamento social - Istock Pais precisam ficar atentos ao tempo de exposição de crianças à telas mesmo em distanciamento social - Istock

Mesmo durante distanciamento social é importante manter uma rotina de estudos

Os paranaenses já enfrentam há mais de 10 dias o distanciamento social que é recomendado pelos órgãos internacionais de saúde. Os alunos das redes pública e privada das escolas do Paraná estão sem aulas até o momento. No total são mais de 1.140 milhão de crianças e adolescentes que permanecem em casa todos os dias, muitas vezes deixando pais e mães sem alternativas de atividades.

A ociosidade pode gerar uma grande procura por equipamentos eletrônicos, como tablets e smartphones. Segundo o oftalmologista da Paraná Clínicas, Dr. João Guilherme Oliveira de Moraes, estudos apontam para problemas que podem se desenvolver ao longo dos anos. “Alguns especialistas relacionam diretamente a exposição excessiva às telas ao aumento nos números de miopia, provavelmente pelo estímulo precoce ao uso de aparelhos eletrônicos e o grande tempo de exposição”, destaca.

Ainda de acordo com o médico, outros distúrbios, como irritabilidade e perda de sono, são consequências do uso desses equipamentos. “Além de ficarmos mais irritados quando estamos em frente a uma tela, piscamos menos, o que pode gerar a sensação de olho seco, lacrimejamento, vermelhidão e outras situações oculares”, ressaltou Moraes.

Ainda segundo o médico, é importante que hajam períodos de descanso. A cada meia hora, o ideal é que os olhos permaneçam fechados por pelo menos cinco minutos para amenizar os sintomas.

Proximidade com os pais

Mesmo longe das escolas, é essencial que as crianças e adolescentes mantenham contato com as atividades escolares. O ideal é que os pais que estão em casa passem mais tempo com eles e os ajudem a estabelecer uma rotina. Algumas instituições, como a Cultura Inglesa, adotaram aulas por meio de videoconferência. Desde a última semana do mês de março, mais de 4 mil estudantes recebem semanalmente os conteúdos elaborados e adaptados para o meio eletrônico.

A professora e psicóloga da Cultura Inglesa Clara Klein reforça que a participação dos pais nas atividades é fundamental. “A interação parental é um fator-chave no engajamento dos filhos com as atividades escolares. Ao longo dos anos, diversos estudos demonstram que crianças cujos pais participam ativamente da educação escolar atingem não apenas melhores notas e desempenho escolar de uma forma geral, mas também uma melhor capacidade de socialização e experimentam um comportamento global mais adequado. Quando demonstram interesse nas atividades escolares, os filhos aprendem a valorizá-las através do espelho dos pais”, explica a professora.

Clara ressalta ainda que é importante estabelecer uma rotina de estudos mesmo em um período tão conturbado. “Dentro da ideia de segurança e estabilidade, desenvolver uma rotina é essencial. É importante que os pais busquem os momentos do dia em que as crianças sentem mais facilidade para se concentrar ou realizar atividades escolares e tentem introduzir o momento de fazer tarefas como uma parte natural da rotina, como comer, tomar banho ou brincar. Tratar as atividades escolares como uma parte interessante da vida ajuda não só enquanto estão todos fechados em casa sem poder sair, mas será útil para que eles levem a vida acadêmica com mais naturalidade e bom humor”, acrescenta.

Dr. João Guilherme Oliveira de Moraes
CRM-PR 16.712
RQE 10.581



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS