Brasil,

5 dicas do IEL para estágio e home office em tempos de coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNI
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

5 dicas do IEL para estágio e home office em tempos de coronavírus

Instituto oferece orientações para as empresas para que possam manter os seus jovens talentos nos programas dentro do regime de teletrabalho, de acordo com as regras trazidas pela MP 927

O estágio propicia a jovens talentos a oportunidade de colocar em prática, dentro do ambiente de uma empresa, o aprendizado adquirido nos institutos de educação. No entanto, a necessidade de afastamento social trazida pela pandemia do novo coronavírus trouxe desafios e oportunidades para as empresas realizarem os seus programas de estágio, especialmente quanto à possibilidade dos estagiários poderem trabalhar em regime de home office.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) tem se debruçado sobre as novas regras trazidas pela Medida Provisória n.927/20 e formas como o estagiário pode continuar a contribuir com as atividades da empresa, sem que tenha o seu período de imersão na vida corporativa interrompida nesse tempo de covid-19.

Segundo o superintendente do IEL, Eduardo Vaz, a necessidade surgiu porque, devido a incertezas sobre aplicar as regras de estágio no atual contexto, muitas empresas vinham pensando em encerrar contratos com seus jovens talentos. “Estamos chamando a atenção para a viabilidade de manter os estagiários em home office porque percebemos que muitas empresas não estão atentas a esta possiblidade”, afirma.

Para ajudar as empresas, o IEL lista cinco passos essenciais para que o estagiário possa continuar o seu programa na empresa dentro das possibilidades trazidas pelo regime do teletrabalho. Confira!

1. Condições de trabalho

É preciso entrar em contato com o estagiário para verificar se ele ou ela dispõem dos recursos tecnológicos, como computador e acesso à internet, para que possam desenvolver o seu trabalho de forma plena e que não tenham de se deslocar de sua casa para realizá-lo.

2. Observe o prazo para início dos trabalhos

Caso o jovem talento tenha as condições necessárias para trabalhar de casa, a medida provisória estabelece que haja prazo mínimo de 48 horas, após feito o contato, para que inicie suas atividades.

3. Supervisão e suporte

O estágio é uma oportunidade de aprendizado e isso deve continuar ocorrendo, mesmo em teletrabalho. Assim, a empresa deve supervisionar diariamente o trabalho realizado pelo jovem talento, dando suporte nas atividades de forma a garantir o aprendizado.

4. Horários

Embora o controle de jornada possa ser dispensado para empregados em home office, a carga horária dos estagiários deve seguir a mesma da estabelecida no termo de compromisso do estágio.

5. Área de atuação e treinamentos

Importante lembrar que, enquanto estiver em home office, o estagiário deve exercer funções na área de atuação no curso superior em que estiver matriculado. Além disso, o jovem talento pode receber treinamentos online, uma oportunidade para a empresa orientar o estagiário, por exemplo, em seu plano de carreira.

Conheça o programa IEL de estágio

O programa IEL de Estágio, que tem como diferencial a seleção e capacitação de acordo com o perfil da vaga, é um dos produtos de maior procura da instituição. Em 2019 foram inseridos 71.637 estagiários em diversas organizações parceiras, entre elas Monsanto/Bayer; Aperam; Google e Banco Daycoval.

“Para fazer parte das empresas o candidato deve apresentar além de conhecimento técnico, perfil comportamental compatível com as exigências do mercado. Uma combinação entre dinamismo, autonomia, posicionamento, flexibilidade e facilidade de relacionamento interpessoal, principalmente em período de home office”, conclui Vaz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar