Colégio Visconde de Porto Seguro realiza aulas em ambiente virtual com Microsoft Teams

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mel Camata
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

A escola paulista faz transmissão de aulas ao vivo para alunos como forma de diminuir o impacto nas aulas por causa do COVID-19

O Colégio Visconde de Porto Seguro passou a utilizar a plataforma de colaboração Microsoft Teams para dar continuidade às aulas para alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Abitur (estudantes para o exame que conclui o ensino médio na Alemanha), de forma a síncrona. A decisão de agregar ainda mais tecnologia ao ensino foi acelerada após a necessidade de fechar a escola como forma de evitar aglomerações e zelar pelo bem-estar dos estudantes, durante a crise com o coronavírus (COVID-19).

De acordo com Joice Lopes Leite, diretora de educação digital do Porto Seguro, a plataforma já era utilizada em sala de aula para que os alunos e professores trocassem documentos e criassem grupos de trabalho por meio do uso do seu próprio dispositivo (BYOD). No entanto, a partir da primeira quinzena de março, a ferramenta passou a ser testada como alternativa para aulas transmitidas ao vivo.

Com a suspensão das aulas, que foi feita de modo gradual, pela Secretaria da Educação de São Paulo, desde o dia 23/03, todos os alunos passaram a utilizar o Microsoft Teams à distância. Além disso, os professores que também precisam se salvaguardar estão gravando e transmitindo ao vivo aulas de suas residências.

Como o Teams, os alunos conseguem manter a rotina de aulas utilizando seus dispositivos, assistindo aulas ao vivo, transmitidas por videoconferência, acessam os conteúdos e criam grupos de estudos no chat para discussão entre eles. Além disso, recebem orientações e os professores podem compartilhar documentos com toda a sala. Outra funcionalidade da plataforma que passou a ser utilizada, foi a edição simultânea por um grupo de pessoas em documentos e atividades online.

"No Teams encontramos uma plataforma moderna e amigável que abriu novas portas para os professores compartilharem conteúdos e conversar com seus com os alunos. A dinâmica de interação professor-aluno mudou, em alguns casos, dois professores entram juntos em grandes aulas, com cerca de 150 alunos, e enquanto um explica a matéria aos estudantes na transmissão ao vivo, o outro responde às perguntas do chat. São novas maneiras de dar aula que estamos explorando e o resultado tem sido muito positivo”, diz Joice. Até o momento, a novidade vem sendo recebida de forma positiva tanto pelos alunos, que já tinham familiaridade com o Microsoft Teams, quanto pelos pais, que enxergam a novidade como uma forma de seus filhos se manterem atualizados quanto ao ensino e para que não fiquem atrasados no ano letivo.

O projeto, intitulado de E-learning Porto, está em execução em todos os câmpus do Colégio e é suportado, também, por 45 estúdios disponíveis, em três campus diferentes, que permitem a gravação das aulas em vídeo.

Alexandre Marcondes, diretor de tecnologia da informação do Porto Seguro, enfatiza que com a Microsoft Teams o Colégio fez um grande trabalho de ‘enturmação’ dos alunos. "Unificamos todas as turmas de cada série em apenas uma sala online, por exemplo. Um dos nossos maiores desafios foi a integração do sistema acadêmico e o sistema da Microsoft. Isso tudo porque são mais de 700 professores e nove mil alunos do Colégio, (currículo A e B e Escola da comunidade). Iniciamos este trabalho no ano passado, mas com a pandemia do coronavírus o processo teve que ser agilizado. Importante dizer que o fato de o ambiente do Microsoft Teams já estar montado e em utilização, ajudou muito com o sucesso do projeto", finaliza.

Sobre a Microsoft

A Microsoft habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. Sua missão é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 30 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Desde 2003, a empresa investiu mais de R$ 600 milhões levando tecnologia gratuitamente para 3.191 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. Entre 2011 e 2017, a Microsoft já apoiou mais de 6.200 startups no Brasil, com investimento superior a US$ 219 milhões em créditos em nuvem.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil, que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de “Exzellente Deutsche Auslandsschule”, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Apple Distinguished School; a da Microsoft Education; e a do Programa das Escolas Associadas da UNESCO. Com infraestrutura direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, prepara jovens para as principais universidades do Brasil e do mundo. Oferece ensino e exames de proficiência em alemão, inglês e espanhol, além do Abitur (certificação oficial para admissão em universidades europeias). Dispõe de mais de 60 cursos extracurriculares em parceria com Insper, ESPM, FGV e Belas Artes. A comunidade escolar é composta de 9 mil alunos e 1.700 colaboradores, em quatro Câmpus: Morumbi, Panamby, Valinhos e Vila Andrade.

Além disso, somando a educação de qualidade desenvolvida no Colégio e o viés social, a Instituição conta com a Escola da Comunidade, cuja mantenedora é a Fundação Visconde de Porto Seguro.

Fundado em 1966, esse projeto social tem atravessado as décadas modificando futuros e concedendo novas oportunidades profissionais e trajetórias de vida a jovens e adultos. Após mais de 50 anos de existência, o projeto é um dos mais sólidos do país e disponibiliza, aproximadamente, 1.600 bolsas de estudos para Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes em dois Câmpus, disponíveis para moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo.