Brasil,

“44% das transmissões do coronavírus acontecem na fase pré-sintomática”, afirma o especialista da Faculdade São Leopoldo Mandic

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Portugal
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Dr. André Ribas diz que, nesses casos, a propagação do vírus se dá em torno de dois dias e meio antes do início dos sintomas, o que reforça a importância do isolamento social

As medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19) seguem em foco, na tentativa de barrar a curva de transmissão. De acordo com o médico epidemiologista da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. André Ricardo Ribas Freitas, o pico da eliminação viral se dá no período pré-sintomático. “O Covid-19 é um vírus extremamente perigoso, pois 44% da transmissões acontecem na fase pré-sintomática, em torno de dois dias e meio antes do início dos sintomas, o que reforça a importância do isolamento social.”

Além disso, o especialista reforça a necessidade de medidas preventivas como o uso de máscaras, quando houver a necessidade de sair de casa. Para Dr. André, com a falta do material, uma solução pode ser recorrer às máscaras caseiras, feitas de tecido. O recomendado, segundo o especialista, é que o item seja formado por duas camadas de tecido e uma terceira com membrana filtrante por dentro. “É uma solução que mantém a efetividade, mas não apresenta o mesmo resultado que a máscara cirúrgica, mas num momento de escassez pode ser útil.”

Usadas como item de proteção, as máscaras não devem fugir das regras de higienização que todos os objetos têm passado no momento. “Se o material filtrante aceitar, pode ser lavada com água e sabão. Dependendo, pode esquentar em água a 70 graus, que vai esterilizar e não estragará o material”, recomenda.

O uso de máscara é fundamental para prevenção, afinal, a maioria dos pacientes com coronavírus são assintomáticos. “A pessoa não precisa estar espirrando ou tossindo para passar o vírus. A transmissão acontece pela gotícula, só de falar com alguém pode acontecer a transmissão”, diz Dr. André.

A Faculdade São Leopoldo Mandic disponibiliza em seu site uma área especial com informações sobre o coronavírus, com diversos dados e artigos internacionais. Acesso: slmandic.edu.br/tudo-sobre-coronavirus/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar