Logo
Imprimir esta página

Tornando-Se Adulto em Casa e Dentro da Escola

*Sueli Bravi Conte

Ao escolher uma escola para o filho é fundamental que os pais se sintam seguros com sua escolha e dispensem espaço para a atuação da equipe, demonstrando respeito pelo sistema escolar e pelos professores.

Nessa jornada acadêmica, que se cumprirá por muito tempo na vida de cada aluno, os pais têm o papel de estimular os filhos a obedecerem às regras da instituição, mesmo quando discordam delas, pois assim, parte-se do princípio de que estarão se preparando-os para conviver em sociedade.

Diante de qualquer descontentamento com as regras ou a equipe escolar, o ideal é que estreitem seus laços com a escola e procurem o diálogo, porque a entrada da criança numa instituição de ensino é uma nova etapa em sua vida. Se os pais persistem em intervir nessa etapa em que o filho aprende a encará-la por conta própria, com certeza todos perderão.

Ao longo do tempo, a necessidade de desenvolvimento e acompanhamento dos educandos trouxe também uma necessidade de aproximação da família com a escola. Juntos, aluno, escola e família passaram a descobrir uma nova forma de ensinar e aprender. Porém, é preciso que os pais saibam reconhecer as competências que são da esfera da escola, ou seja, o elementar: os professores têm a técnica, a pedagogia e a didática as quais devem ser respeitadas, onde também é instaurada a fronteira entre aquilo que é de responsabilidade dos pais e aquilo que compete à escola.

Em algumas décadas, o que era uma escola tradicionalmente fechada sobre si mesma transitou para o extremo da liberdade, o que culminou com as imposições de alguns pais em matérias para as quais, na maioria das vezes, não estão devidamente preparados científica ou pedagogicamente. O exemplo claro disso: em casa quem manda é o “pequeno ditador”. Ele só come se a mãe fizer da colher um avião e o pai fizer graça para que ele engula sem pensar. É ele quem detém o controle da TV. É também quem escolhe na gôndola do supermercado. Quem grita e quem bate o pé, quem responde e esbraveja. Na escola, porém, ele terá de mudar. Em casa ele está aprendendo que não tem deveres, só direitos. Então, quando chega à escola o “pequeno ditador” trata os professores com o mesmo desrespeito e insolência com que trata os pais.

Aqueles que não respeitam as regras e são chamados à atenção costumam responder com arrogância, altivez e ameaça: “Mas eu não fiz nada!”; “Você só pega no meu pé!”; “O que é que eu fiz cara?”; “Eu vou falar pro meu pai, você vai ver!”. Assim, se este tipo de aluno é reprimido por algum comportamento descabido, ele não suporta a frustração de não ser prontamente atendido como é pelos pais e reclama em casa sobre a escola e a equipe. Os pais (naturalmente culpados pela distância diária), numa atitude super protetora e desconhecendo a realidade da sala de aula, levam a queixa à direção da escola, já “armados até os dentes”. Está declarada a guerra! Tudo por conta de um filho/aluno muitas vezes manipulador.

Há casos, também, de mães e pais de filhos comportados e estudiosos que exageram na marcação. São aquelas mães cuja criança não pode chupar uma bala, mascar um chiclete mesmo que a sala inteira esteja fazendo bolas. As que não podem aprender determinadas músicas, dançar ou representar, as que não podem estar presentes em festas tradicionais como Páscoa, Dia das Bruxas, Natal, como se o mundo dela estivesse restrito a uma redoma e ela não tivesse de se sociabilizar com outros alunos/amigos. Esses, com limites excessivos, em especial, são os que mais sofrem, porque se colocam fora do núcleo da convivência humana, atraindo problemas para si.

Escola é, antes de tudo, um ambiente social onde as pessoas aprendem desde cedo a compartilhar experiências. Isso significa experimentar, escolher, saber ser crítico e ao mesmo tempo respeitar. É um espaço de trocas, de afetividade, de fazer amigos para sempre. A escola é o teste para a vida. É onde, entre iguais, há de se reconhecerem diferentes a testar o certo e o errado, observando, interagindo e desenvolvendo o pensamento crítico individual.

Queira ou não, na escola os nossos filhos devem estar por si. Se os pais confiam no trabalho de uma equipe, devem estar certos de que dentro da escola seus filhos estarão cercados de segurança para testar e aprender. Mesmo porque, fora dela haverá uma selva e eles deverão estar preparados para escolher ser o mocinho ou o bandido. Pensem nisso!

*Sueli Bravi Conte é educadora, psicopedagoga, doutoranda em Neurociência e mantenedora do Colégio Renovação, instituição de ensino com mais de 35 anos de atividades e que atua da Educação Infantil ao Ensino Médio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto