Logo
Imprimir esta página

Ismart abre inscrições para bolsas de estudo em 2021

Jovens talentos da rede pública de ensino já podem se inscrever no processo seletivo dos projetos Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online

Estudantes do 7º e 9º ano do ensino fundamental, cujas famílias apresentem renda per capita de até dois salários mínimos, terão a chance de receber uma bolsa de estudos integral, além de participarem de um programa para acompanhar e desenvolver suas habilidades, desde o fundamental até o final da faculdade, criando assim um repertório cultural que eles levarão por toda a vida. A iniciativa é do Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) e oferecerá mais de 1300 bolsas para educação a distância e presencial para o ano letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site www.ismart.org.br no período entre 18 de março a 11 de junho.

Para participar do processo de bolsas, os pré-requisitos básicos são: ter idade entre 12 e 15 anos (até 13 anos para o projeto Alicerce e até 15 para o Bolsa Talento) e renda familiar per capita de, no máximo, dois salários-mínimos por pessoa. Os aprovados terão acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, além da chance de acessarem uma plataforma de estudos a distância ou, até mesmo, conquistar uma bolsa de estudos presencial em colégios particulares conceituados, localizados nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cotia (SP) e Sorocaba (SP).

As oportunidades são para três diferentes projetos gratuitos: Ismart Online, Alicerce e Bolsa Talento. O Ismart Online é destinado aos estudantes do 7º e do 9º ano e reúne estudos, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento que vai além do espaço físico das salas de aula. O projeto oferece acesso a uma plataforma de estudos online, com conteúdo exclusivo, realização de atividades em equipe, desenvolvimento de autonomia, protagonismo e superação, além da participação em workshops de formação. Os alunos que se destacam no Ismart Online têm mais chance de conquistar oportunidades de excelência, como bolsas de estudo presenciais e aprovação em colégios públicos ou privados para cursar o ensino médio.

Para o Projeto Alicerce, o candidato deve estar matriculado no 7º ano do ensino fundamental e ter 12 anos de idade. Os aprovados no processo seletivo participarão de uma formação preparatória durante dois anos (durante o 8º e o 9º ano), no contraturno escolar, para cursar o ensino médio nas escolas particulares parceiras do Ismart com bolsa integral.

O Projeto Bolsa Talento é voltado aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e que tenham 14 anos de idade. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral, receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de orientação profissional, que os auxilia a ingressarem no ensino superior.

Há mais de 20 anos, o Ismart tem a missão de identificar jovens talentos com baixa renda e alto desempenho escolar, que tenham entre 12 e 15 anos, para oferecer acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional. Ao longo desse período, o programa já teve mais de 142 mil inscrições para o processo seletivo.

Com acesso à educação de qualidade, esses jovens podem sonhar mais alto, atingir o sucesso pessoal e profissional, alcançando posições de destaque e transformação social. Em 2020, serão mais de 3 mil alunos bolsistas apoiados pelo Ismart desde o ensino fundamental até a graduação. Em 20 anos de atuação, o Ismart já tem mais de 240 graduados que estão promovendo uma mudança positiva em suas comunidades, famílias e sociedade.

Fases da seleção

1ª FASE: candidato preenche um questionário com cadastro completo, e responde ao teste on-line, com questões de múltipla escolha de Português e Matemática;

2ª FASE: os classificados na primeira etapa realizam a prova presencial, com questões de múltipla escolha de Português, Matemática e outros temas que procuram avaliar o potencial de aprendizagem;

3ª FASE: o candidato fará uma entrevista individual, com o objetivo de reconhecer seu interesse em tornar-se bolsista. A entrevista também avalia a capacidade de superar desafios e as competências socioemocionais. Nesta etapa, os responsáveis também apresentam documentação que comprove os rendimentos recebidos, para que seja avaliado o atendimento ao critério de renda;

4ª FASE: um profissional da Ismart fará uma visita domiciliar, para conhecer o ambiente e a família do candidato, que deverá estar presente na data;

5ª FASE: a última etapa consiste em uma dinâmica de grupo, com atividades para verificar características comportamentais, como habilidade de comunicação, criatividade e socialização.

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart (www.ismart.org.br; fb.com/ismartoficial; instagram.com/ismart.oficial). O candidato poderá acompanhar o seu resultado, usando o login e a senha cadastrados no momento da inscrição.

Sobre o Ismart

Criado em 1999, o Ismart é um instituto privado, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A missão do projeto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto