Logo
Imprimir esta página

“O isolamento social é a medida mais eficaz para interromper a transmissão do coronavírus” diz especialista da Faculdade São Leopoldo Mandic

Dr. André Ribas afirma que mesmo as pessoas que não estão enquadrados no grupo de risco devem ficar atentas à epidemia

O número de pessoas infectadas pelo coronavírus (Covid-19) segue crescendo, especialmente no Brasil. Com isso, é importante focar nas medidas de prevenção. Para o médico epidemiologista da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. André Ricardo Ribas Freitas, a prática do isolamento social tem que ser levada a sério para interromper o contágio. “Não sabemos exatamente como está a curva no Brasil, há uma defasagem de exames muito grave, tivemos uma sobrecarga no sistema de saúde nas últimas semanas. A falta de dados pode levar a uma falsa impressão do crescimento ser menos intenso”, afirma.

De acordo com Dr. André, a melhora na curva do coronavírus leva em torno de três semanas, por conta do período de incubação do Covid-19. O médico descarta a possibilidade de sucesso do isolamento vertical, no qual apenas as pessoas pertencentes ao grupo de risco se privariam do convívio social: “Essa medida não foi bem sucedida em nenhum país. As pessoas do grupo de risco estarão expostas do mesmo jeito pela convivência com as demais. No Brasil, os jovens também devem sobrecarregar o sistema de saúde. A estimativa é de aumento de 4% na taxa de internação em UTI somente com o público mais novo.”

O médico da Faculdade São Leopoldo Mandic destaca ações adotadas por países bem-sucedidos no combate ao coronavírus, como é o caso da Coréia do Sul, que teve a curva achatada por meio de medidas que foram implementadas precocemente à confirmação dos primeiros casos. “A Coréia do Sul pode ser considerada um exemplo, é um país vizinho da China, onde começou a contaminação do coronavírus, estava bem exposta. Umas das iniciativas das autoridades por lá foi desinfetar as ruas e locais públicos, pois o vírus sobrevive nas superfícies.”

Outro destaque, segundo Dr. André, é que a Coréia do Sul, adotou a testagem ampla de pacientes. “Eles criaram um drive-thru para fazer testes. A pessoa passava de carro e fazia o exame sem sair do automóvel. Foi uma medida bem-sucedida, pois você identifica quem está com o vírus, isola quem está contaminado e interrompe a transmissão”, explica. “Além disso, as pessoas que tiveram coronavírus só tinham aval para voltar ao trabalho depois de terem dois exames negativos após a confirmação”, completa.

A Faculdade São Leopoldo Mandic disponibiliza em seu site uma área especial com informações sobre o coronavírus, com diversos dados e artigos internacionais. Acesso: slmandic.edu.br/tudo-sobre-coronavirus/

Sobre a São Leopoldo Mandic

Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 12 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. Além de laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, o HUB de Inovação e o Barco da Saúde. O corpo docente é formado por doutores e pós-doutores com vasta produção intelectual. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras nove unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto