Brasil,

Com período de quarentena, crianças em casa exigem cuidados redobrados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Fagnani
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crianças são as maiores vítimas de acidentes domésticos - Divulgação Crianças são as maiores vítimas de acidentes domésticos - Divulgação

Um dos perigos é o álcool líquido 70%, que pode causar queimaduras gravíssimas, alerta SBCM

A quarentena, instituída pelas autoridades governamentais, como medida de controle do coronavírus, implicou no adiantamento do recesso escolar e, com crianças em casa, é preciso redobrar a atenção para evitar acidentes domésticos, uma vez que elas são as maiores vítimas de ocorrências com lesões em casa. Um dos perigos, por exemplo, está no álcool etílico líquido 70%, que teve comercialização liberada temporariamente na última semana, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que pode causar queimaduras gravíssimas, como explica o presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), Dr. João Baptista Gomes dos Santos.

Com a resolução, fica liberada, por seis meses, a venda do álcool líquido 70%, em embalagens de até 1 litro, com o objetivo de aumentar a oferta do produto no mercado para ajudar no combate ao novo coronavírus. A venda desta forma estava proibida desde 2002, em razão do grande número de acidentes envolvendo queimaduras em crianças. De acordo com dados da ONG Criança Segura, nos últimos 10 anos, mais de 3 mil crianças brasileiras de 0 a 14 anos morreram em decorrência de acidentes com queimaduras e quase 221 mil foram hospitalizadas por este motivo, sendo gastos mais de R$ 195 milhões em internações.

“Os pacientes que sofrem queimaduras precisam de atendimento médico adequado e urgente. Deve-se evitar ter esse tipo de álcool em casa, mas, se houver, ele e outros produtos do tipo devem ser guardados longe do alcance de crianças, pois ao menor contato com algo inflamável, pode causar uma tragédia”, fala o Dr. João Baptista. “E quanto ao uso do álcool em gel, a recomendação é que seja utilizado somente quando não houver água e sabão por perto. Em casa, vale a mesma coisa do álcool 70% e de outros produtos inflamáveis e tóxicos: devem ser guardados em local seguro, onde as crianças não tenham acesso”, completa.

O especialista lista outros cuidados que devem ser tomados para evitar os acidentes domésticos com crianças. “Crianças, principalmente, as que engatinham ou estão dando os primeiros passos, têm mania de colocar a mão em tudo, inclusive em tomadas. Por isso, é importante proteger as tomadas elétricas que estão fora de uso e garantir que a fiação esteja em bom estado e presa”, pontua. “E nunca, em hipótese alguma, deixe as crianças sozinhas na cozinha ou em qualquer outro ambiente”, completa.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar