Brasil,

EAD: trabalhos em grupo ajudam a minimizar a solidão dos alunos em quarentena

EAD: trabalhos em grupo ajudam a minimizar a solidão dos alunos em quarentena

Escola da Vila, que sempre prioriza o trabalho em grupo, reforça o procedimento durante a suspensão das aulas presenciais

Desde a última quinta-feira (19), a Escola da Vila suspendeu as aulas presenciais em suas três unidades, em São Paulo. A medida preventiva visa conter a propagação do novo coronavírus (COVID-19). Alunos e alunas da instituição, entretanto, estão realizando atividades pedagógicas por meio da plataforma digital AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). A ferramenta proporciona interação em grupo além de aulas síncronas online.

A escola decidiu investir em propostas e atividades que estimulam o trabalho em grupo e a cooperação entre os estudantes pois além de ser uma marca habitual de seu trabalho, a interação pode minimizar a solidão que o período de quarentena pode trazer aos estudantes. Mesmo com a dinâmica virtual, a coordenadora de tecnologias educacionais da Escola da Vila, Helena Mendonça, afirma que os laços podem ser mantidos.

"Tem coisas que aprendemos melhor na interação, e a Escola da Vila está conseguindo garantir essa troca de qualidade, sabendo das diferenças e das vantagens e desvantagens entre presencial e virtual. É um fator muito importante para os alunos e alunas, não só para a socialização, mas também para o aprendizado", explica.

Há 10 anos a instituição realiza um trabalho de ensino digital a partir do Ensino Fundamental. Com a suspensão de aulas presenciais, o setor de tecnologia da escola dobrou sua atenção e tem conversado com as turmas para receber feedbacks e saber como está sendo a adaptação.

No Ensino Médio, antes dos alunos e alunas ficarem reclusos em suas casas, a escola pediu para eles se organizarem em pequenos grupos de trabalho de 5 a 6 integrantes. A ideia é facilitar a comunicação e a troca de experiências. Esse grupo fixo tem como objetivo se ajudar na realização de tarefas e dividir informações. Entre as atividades propostas pelos professores, Helena destaca os debates e fóruns criados na plataforma.

Por último, a coordenadora de tecnologias educacionais reforça a importância da formação de professores no ambiente digital. "É um exercício constante dos professores e da coordenação pedagógica em pensar qual a potencialidade da aprendizagem presencial e qual a potencialidade da aprendizagem virtual. Isso nos dá maior segurança para enfrentar todas as atividades no espaço virtual", finaliza.

Sobre a Escola da Vila - Fundada há 40 anos, em São Paulo, a Escola da Vila é uma instituição pioneira no ensino socioconstrutivista no Brasil e foca na produção de conhecimento por meio de quatro pilares: autonomia; cooperação; acesso ao conhecimento e valor da diversidade. Atualmente, suas três unidades (Butantã, Morumbi e Granja Viana) incorporam em sua proposta pedagógica a formação e qualificação de seus professores e carregam em sua essência os sensos de autonomia e comunidade tão importantes na preparação de seu corpo estudantil para os desafios da vida e para que tenham jornadas significativas no mundo.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS