Brasil,

5 informações sobre o coronavírus são Fake News

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Educa Mais Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito: Agência Educa Mais Brasil Crédito: Agência Educa Mais Brasil

Confira e saiba por que são boatos

Com o avanço da disseminação do novo Coronavírus no Brasil, todos os dias, acessamos as mais diversas informações sobre a doença e compartilhamos em nossas redes de contatos. Mas, no meio desses dados, as fakenews têm preocupado e chamado a atenção de autoridades, pois além de desinformar a população, as notícias falsas podem causar danos maiores como a exposição à contaminação do Covid-19.

Para que a população fique bem informada, o Ministério da Saúde dispõe de um número de WhatsApp para envio de mensagens da população: (61) 99289-4640. Não é um canal para tirar dúvidas, mas sim, um espaço exclusivo para receber e apurar informações que estão sendo compartilhadas. O ministério também possui um espaço em seu site apenas para desmentir informações falsas. Para acessar, clique aqui.

E, claro, a recomendação é manter a calma, redobrar os cuidados sempre lavando as mãos, ficar em casa e não repassar informações quando perceber que há algo estranho na mensagem.

Confira cinco boatos sobre o coronavírus que estão circulando por aí:

1. COVID-19 resiste a temperaturas superiores a 26ºC

Fakenews. O Ministério da Saúde ressalta que não há nenhum indicativo de que a informação seja verdadeira e lembra que o vírus tolera, pelo menos, 36ºC, temperatura do corpo humano.

2. Produtos importados da China podem conter o vírus

O coronavírus não sobrevive mais de 24 horas fora do corpo humano e de outros seres vivos. Não existe nenhuma informação sobre produtos da China infectados, o tempo de tráfego dos mesmos é alto, eliminando a presença do vírus nas embalagens. O Ministério da Saúde também reforça que a Anvisa monitora diariamente aeroportos, portos e fronteiras.

3. Gargarejo com água morna ou chá elimina o vírus

Não existe comprovação científica. Ao G1, o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Leonardo Weissman, afirmou que “dizer que água morna, sal e vinagre eliminam o vírus é uma grande bobagem". Em seu site, o Dr. Drauzio Varella também explica que a utilização de enxaguantes bucais não previne contra contaminação do coronavírus, servindo apenas para eliminar micróbios presentes na boca.

4. Coronavírus veio dos animais

Fakenews. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há nenhuma informação de que o coronavírus tenha vindo dos animais. Vale lembrar que ocorre pelo ar ou em contato com secreções contaminadas como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão) e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

5. Vitamina C ajuda a prevenir

É fake. Tanto a OMS quanto o Ministério da Saúde desmentem essa informação. Até o momento, não há um remédio específico contra o vírus. A principal medida preventiva contra a contaminação segue sendo lavar constantemente as mãos com água e sabão e evitar contato com pessoas infectadas.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar