Brasil,

Como as crianças pequenas aprendem inglês?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lola Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Como as crianças pequenas aprendem inglês?

Nágila Oliveira e Talita Chagas

Por se tratar de um dos idiomas mais falados no mundo, a língua inglesa facilitou de forma considerável a comunicação entre as pessoas. Hoje, ter domínio do idioma não é mais um diferencial somente no mercado de trabalho, mas, dependendo do cargo, é um pré-requisito. Mas será que o inglês é importante somente para a carreira profissional?

Existem muitos outros benefícios com o aprendizado de um segundo idioma, entre eles, aumento da capacidade de raciocínio, melhora nos relacionamentos sociais, descoberta de novos talentos, aptidões e o desenvolvimento cognitivo são alguns dos fatores que tornam esse conhecimento tão positivo e satisfatório.

Nesse sentido, com qual idade as pessoas deveriam iniciar os estudos de uma língua estrangeira? Não existe uma idade exata, mas é certo que quanto antes melhor. No que se refere à aprendizagem de um novo idioma, as crianças apresentam diversas vantagens em relação aos adultos. De modo geral, elas não sentem vergonha de se expor, de tentar fazer uso da língua ou de cometer erros, por isso, se arriscam mais. Com isso, têm a possibilidade de aprenderem com as suas próprias falhas, além de apresentarem mais facilidade para articularem novas pronúncias.

Por aprenderem de forma lúdica e dinâmica, muitas vezes as crianças nem percebem que estão estudando inglês. Ao participarem ativamente das aulas por meio de jogos interativos, brincadeiras desafiadoras, diálogos entre colegas, músicas, danças e dramatizações, os alunos são estimulados a serem protagonistas de seu aprendizado. As atividades desenvolvidas levam em consideração a realidade da criança, como a faixa etária, o conhecimento prévio, além da sua rotina e suas relações pessoais. Desse modo, elas vivenciam de forma concreta e utilizam a língua inglesa de forma autêntica, o que garante um aprendizado real e significativo.

Cada criança tem um jeito único de ser, mas o que todas têm em comum é uma extrema capacidade de aprender. Os pequenos reconhecem e diferenciam sons que nós adultos muitas vezes temos dificuldades em reconhecer, e por isso, a inserção de uma segunda língua nessa faixa etária é importante. A crianças são pequenos gênios e quando expomos elas a outras línguas estrangeiras, estamos oferecendo oportunidades de exploração da capacidade natural de ouvir e distinguir os mais variados sons e assim, compreender o que estão ouvindo.

Na Educação Infantil é evidente que o ensino de língua inglesa não visa a aquisição de conhecimentos gramaticais, por exemplo, e nem avaliará o aluno por meio de uma prova escrita e individual, com o foco de se obter uma nota. A meta a ser adquirida nesta fase é ingressar o discente num mundo de descobertas, animando o estudante a se comunicar de maneira mais lúdica no idioma de estudo.

Assim, podemos dizer que é na infância que os alunos começam a brincar com as palavras dando significado próprio a elas por meio da imaginação e da fantasia, por isso o aprendizado de uma nova língua na faixa etária infantil é importante para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Nágila Oliveira e Talita Chagas, professoras de Língua Inglesa do Colégio Marista Maringá


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar