Brasil,

Relação Entre Família e Escola Ajuda a Formar Cidadãos Mais Conscientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vivian
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

*Sueli Bravi Conte

Em mais de 30 anos de atuação como educadora, nunca foi tão importante falar sobre a importância da parceria entre família e escola para formar cidadãos mais conscientes, mais humanos, que realmente contribuam na promoção de um mundo melhor, com mais equidade e que lutem verdadeiramente para que todos possam ter alguma chance de melhorar de vida.

“Participar da rotina escolar” significa muito mais do que apenas levar e buscar os filhos na escola, comparecer em reuniões de pais ou saber os nomes dos professores. Claro que todas essas ações têm a sua importância. Porém, participar da rotina escolar vai muito além. Envolve a real participação dos pais ou dos responsáveis pela criança ou pelo adolescente de maneira mais assertiva nas atividades. Prestigiar, estimular, motivar e valorizar as conquistas e realizações dos filhos é extremamente importante.

Também indico colocar como rotina da família as discussões sobre assuntos escolares, o acompanhamento das lições e trabalhos pedagógicos, o interesse e conhecimento do rendimento da criança na escola, saber como ela está se desenvolvendo nas atividades extras, se interessar em saber quem são seus amigos neste ambiente, qual relação o filho tem com as outras crianças, entender como ela se posiciona ou lida com conflitos e dificuldades, além de ensinar-lhes autonomia.

Colocar tudo isso em prática dá trabalho? É claro que sim! Porém, é dessa maneira, um pouquinho por dia, com muita persistência, que formamos uma criança e contribuímos para que ela avance à vida adulta com segurança, autoestima forte, confiante das suas capacidades, sabendo discernir entre o certo e o errado, sendo ética em suas condutas, proativa, líder e ao mesmo tempo gentil em suas atividades.

Não é incomum, infelizmente, ver crianças enfrentando problemas de comportamento, que não aceitam ouvir um “não”, que se rebelam ao receber uma crítica ou nota baixa de um professor. Não generalizo, porém, em boa parte desses casos, nota-se que a criança não tem, em casa, um ambiente equilibrado.

Nesse período, em que estão sendo formadas, as crianças precisam de estímulo tanto quanto necessitam de uma rotina, com horários definidos para fazer suas refeições, para realizar suas atividades extras, para brincar e até para dormir e acordar. Não estou dizendo que não possa haver exceções, mas entender, desde a infância, que o mundo ter regras é importante. Demonstrar, por meio de exemplos, que essas pequenas regras do dia a dia podem trazer benefícios gera retornos importantes.

Já parou para imaginar o quão prejudicial pode ser para uma criança saber que seus pais foram convidados a conversar com a professora, na escola, e que acabaram não comparecendo? Ou como pode ser ruim para a formação deles ver seus pais reclamando da conduta da coordenadora que aplicou uma advertência por comportamento inadequado em sala de aula? Será que esse não seria o momento de entender o que levou a essa situação e conversar com o filho em casa, mostrando qual a postura correta frente a determinado caso?

Educar não é fácil e nem simples. Não é responsabilidade somente dos pais ou da escola. Trata-se, na realidade, de uma tarefa que pode ser mais leve quando a família e a escola compartilham dos mesmos valores e ideais para formação de cidadãos mais conscientes e mais capazes de fazer nossa sociedade melhor. Vamos pensar nisso?

*Sueli Bravi Conte é educadora, psicopedagoga, doutoranda em Neurociência e mantenedora do Colégio Renovação, instituição de ensino com 35 anos de atividades e que atua da Educação Infantil ao Ensino Médio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar