Brasil,

Projeto da Univali leva debate sobre questões internacionais para escolas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natália Uriarte Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Iniciativa foi reconhecida pelo programa Academic Impact, da ONU

Santa Catarina - Política, economia, conflitos, cooperações, o impacto dessas questões no cenário mundial e atualidades são alguns dos temas trabalhados nos encontros do projeto de extensão “Relações Internacionais nas Escolas", do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Os debates, conduzidos por acadêmicos e professores, envolvem estudantes do Ensino Médio e já contemplaram escolas de pelo menos cinco cidades de Santa Catarina. A iniciativa foi reconhecida pelo Academic Impact, da Organização das Nações Unidas (ONU), programa que a Univali passou a integrar.

O projeto começou em 2018, a partir de uma demanda de Larissa dos Santos, que na época era estudante do Ensino Médio no município de Ilhota, líder da União Estudantil, e hoje cursa Direito na Univali. Ela percebeu a necessidade de aprofundar as discussões sobre as notícias do mundo e procurou seu amigo Victor Ray González, acadêmico de Relações Internacionais, que propôs ao professor Ricardo Bruno Boff, realizar uma palestra sobre os assuntos mais discutidos a época, incluindo principalmente política e campanhas eleitorais. Na sequência desta primeira palestra outras já foram agendadas e a ação, mais tarde, tornou-se um programa, que leva o conhecimento produzido na Universidade à comunidade, sob coordenação de Boff.

O projeto já passou por escolas de Ilhota, Florianópolis, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí e já tem atividade agendada em Tijucas. Os tópicos abordados pautam desde guerras comerciais até o atual papel do Conselho de Segurança da ONU. Geralmente, segundo o professor Ricardo Boff, o assunto de destaque a ser trabalhado é proposto pela própria escola. “Em geral, os alunos querem falar sobre um tema latente naquele momento, além de terem curiosidades sobre o curso e o papel do internacionalista", comenta.

De acordo com o coordenador do curso de Relações Internacionais da Univali, professor Jorge Hector Morella Júnior, a intenção é aumentar o número de escolas envolvidas, neste ano. O programa está diretamente relacionado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da Agenda 2030, em particular a meta 4.7 sobre a promoção do desenvolvimento sustentável por meio, entre outros, da educação para a cidadania global. “A nossa participação no Academic Impact permite a troca de ideias com outras instituições do mundo e o seu reconhecimento dá ainda mais credibilidade a este projeto, tão importante para os jovens estudantes", ressalta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar