Brasil,

Evento na Unoeste Guarujá discute sobre o novo coronavírus

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Ciclo de palestras abordou os riscos e as precauções para o Covid-19 no litoral paulista

O campus Guarujá da Unoeste promoveu na última terça-feira (11) o evento “Coronavírus: Guarujá está preparada?”. O ciclo de palestras trouxe biomédicos e médicos para discutir sobre o Covid-19, o novo coronavírus surgido na China, que está causando uma grande preocupação em todo o mundo.

As palestras abordaram desde a biologia molecular do vírus até as atuais formas de diagnóstico, falando também sobre a disseminação da doença, as medidas de controle e como o tratamento está sendo realizado. Ao final das apresentações, o público pode fazer perguntas e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

As exposições foram ministradas pela Dra. Ingrid Dragan Taricano, biomédica e docente da Unoeste no campus Guarujá, pela Dra. Cintia Leci Rodrigues, biomédica e professora da Universidade de Santo Amaro, em São Paulo, pelo Dr. Hermano de Mattos Boechat Poubel, médico e diretor clínico do Hospital Santo Amaro, em Guarujá e por Carmen Capella, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.

O Covid-19 é um vírus RNA que geralmente infecta animais silvestres, mas que através de mutações, adquiriu a capacidade de ser transmitido entre seres humanos. Por enquanto se sabe pouco sobre a doença, pois ela foi diagnosticada no final de 2019. Como ainda não foi desenvolvido um tratamento específico, atualmente são tratados apenas os sintomas.

Mesmo não tendo nenhum caso confirmado do vírus no Brasil, a cidade de Guarujá está atenta à disseminação e à evolução da doença, principalmente por conta do Porto de Santos. Vários terminais do maior complexo portuário da América Latina se localizam na cidade, recebendo navios de todas as partes do mundo.

A palestrante Dra. Ingrid Dragan Taricano valorizou a importância do encontro para que as informações corretas sobre a doença sejam transmitidas. “A proteção da população em situação de risco potencial repousa sobre estes pilares: o conhecimento da estrutura viral, a caracterização do agente infeccioso e a epidemiologia, ou seja, a prevenção e a retaguarda. Acredito ter sido um encontro bastante proveitoso”, conclui.

O coordenador administrativo do Campus, Dr. Geraldo Alécio de Oliveira, acredita que o evento conseguiu atingir o seu objetivo: “Fizemos uma discussão acadêmica sobre o evento, livre de interesses comerciais. O evento orientou a população com informações científicas e mostrou como estão os preparos para um possível aparecimento do novo coronavírus na cidade de Guarujá,” afirma.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar