Brasil,

Pais devem ficar atentos ao peso levado na mochila escolar

Especialistas da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo contam quais os danos que a sobrecarga pode trazer à coluna e dão dicas sobre os modelos ideais

A volta às aulas traz a eterna dúvida: qual o peso ideal das mochilas escolares? "É necessário ter atenção com esse tema, pois junto com a possibilidade de adquirir problemas crônicos de coluna no futuro, a criança ainda corre o risco de se desequilibrar, cair e se machucar seriamente", alertam Alexandre Penna Torini e Carlos Eduardo Barsotti, ortopedistas da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo .

Além de dores e má postura, a sobrecarga carregada nas costas pode trazer graves complicações. "A coluna tem curvas fisiológicas e o excesso de peso da mochila pode provocar a intensificação dessas curvas, gerar deformidades como a escoliose e o dorso curvo e trazer outros desgastes", explicam os médicos.

Guia da mochila

Abaixo, pedimos aos especialistas que tirassem dúvidas sobre o assunto:

Por que o excesso de peso das mochilas escolares traz problemas para a saúde?

Além de sobrecarregar a coluna, transportar uma mochila pesada pode proporcionar o aparecimento de deformidades vertebrais, como a hipercifose - a famosa corcunda - e a escoliose. Além disso, podem ocorrer desgastes articulares e até mesmo hérnias de discos no futuro, principalmente se a criança tem uma pré-disposição para que isso ocorra.

Quais os formatos de mochilas mais recomendados para serem usados?

O tipo mais inadequado de mochila é o com alça única porque a carga não se distribui de maneira uniforme na coluna. O ideal é usar mochilas com duas alças para dividir o peso de maneira simétrica pelos ombros, permitindo que a criança tenha um equilíbrio entre os dois lados. Se a opção for pelas mochilas de rodinha é importante que ela tenha alças para o caso da criança ter que subir escadas.

Há um peso limite que a criança possa carregar?

As crianças não devem levar pesos superiores a 20% da massa corpórea. Portanto, uma criança com 30 quilos, por exemplo, pode levar uma mochila que tenha de 5 a 6 quilos, no máximo. Exceder esse limite já é um grande problema e isso vale tanto para a mochila usada nas costas quanto o modelo com rodinhas sem alças.

Quais as dicas vocês dão para os pais na hora de organizar a mochila das crianças?

Os pais devem reduzir a carga, não deixando que a criança leve objetos desnecessários. A mochila deve ter alças simétricas que devem ser acomodadas próximas à região do pescoço. E o principal: devem orientar as crianças a ter uma postura adequada e conscientizar de que mochicas pesadas são inimigas da coluna.

Sobre a BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS