Brasil,

6 dicas fundamentais para quem quer estudar em casa e ter sucesso

Valmera Ciampi, Diretora de Inovação, Desenvolvimento e Qualidade da Faculdade FAEL, conta quais são os segredos para cursar faculdade a distância e ter bom desempenho

A metodologia de ensino a distância, de fato, trouxe muita praticidade para quem quer se dedicar aos estudos, mas precisa se dividir em outras tarefas e acaba sem tempo para frequentar as aulas presencialmente. A praticidade, no entanto, não torna os cursos mais fáceis, exigindo muito comprometimento dos alunos. “O desempenho e o progresso dos estudantes dependem, principalmente, deles mesmos. Por isso é importante ter uma rotina de estudos”, garante Valmera Ciampi, Diretora de Inovação, Desenvolvimento e Qualidade da Faculdade FAEL, que listou algumas das principais dicas para quem está ingressando no EAD.

Organize-se

Estudar a distância tem o grande benefício de horários flexíveis, mas é preciso planejar o tempo, analisar quais são os momentos em que é possível assistir às aulas e realizar as atividades. Anotar as tarefas, colocando metas e datas para conclusão de cada uma, é uma dica importante, e para lhe ajudar já existem alguns aplicativos com essa função, mas nada que o Excel ou mesmo uma agenda de papel não possam solucionar.

Tenha Disciplina

Organizar e planejar seus objetivos é o primeiro passo, mas cumpri-los é um desafio que exige muita disciplina. O estudo não pode ficar para depois ou em segundo plano, deve ser respeitado como prioridade, por isso ter disciplina é fundamental para não deixar acumular atividades ou atrasar seus planos.

Participe

O Ensino a distância não se resume somente às videoaulas, existem outras diversas atividades como workshops, fóruns para dúvidas, momentos nos polos, chat com tutores, palestras online e outras possibilidades de interação que são imprescindíveis e devem ser aproveitadas ao máximo.

Reserve um lugar

Escolher um lugar calmo para estudar também faz parte da rotina. Alguns detalhes são importantes nesta escolha como, por exemplo, estar longe de distrações, ruídos e também interrupções. O estudante precisa estar atento à sua postura e conforto, mas com cuidado para não se deixar levar pelo conforto e acabar tirando um cochilo fora de hora. Por isso, assistir às aulas no sofá e na cama não é recomendado.

Os cursos a distância requerem o uso constante de internet, então o local escolhido precisa ter acesso a uma conexão segura e suficiente.

Não procrastine

Deixar uma tarefa ou aula não muito agradável para depois pode ser um hábito prejudicial e acabar se tornando uma grande bola de neve depois. Por isso, é fundamental que o aluno escolha um curso que realmente seja do seu interesse e que o faça ter vontade de estudar.

Descanse

Nosso cérebro precisa de descanso para absorver tudo o que aprendemos durante o dia. Por isso, é imprescindível que o aluno respeite esse momento, pois quando estiver cansado o conteúdo não será mais compreendido e o tempo dedicado, além de exaustivo, não renderá. Organizar momentos de pausa podem ajudar.

Sobre a FAEL

A Faculdade FAEL é a primeira e única a oferecer, exclusivamente, graduação e pós-graduação 100% à distância. Há mais de vinte anos no mercado, a Instituição tem o objetivo de democratizar o ensino superior e torná-lo mais acessível. São mais de 30 cursos de graduação e 70 de pós-graduação além de diversos cursos de extensão, de diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, mais de 450 municípios de todo o território nacional têm pelo menos um polo à disposição dos alunos.

A FAEL é a única representante, no Brasil, da rede americana Vanta Education, pioneira no método de Educação à Distância nos Estados Unidos e reconhecida como um dos maiores grupos de educação superior no mundo. Além do Brasil, a rede também está presente nos EUA, Europa e Austrália. Além de ser parceira de programas de acesso à educação, como o EducaMais Brasil, Mais Bolsas, s e o Eduque Bolsas, além de contar com um programa de bolsas próprio, o PROFAEL.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS