Brasil,

Caderno de Colorir Para Crianças Valoriza Natureza e Povos Tradicionais de Mato Grosso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisele Neuls
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Material pedagógico foi feito com patrocínio da Petrobras pelo projeto Pacto das Águas para as escolas da região Noroeste

Um caderno de desenhos está aproximando as crianças da região Noroeste de Mato Grosso da fauna, flora, paisagem e cultura de forma lúdica. Produzido pelo Projeto Pacto das Águas, com patrocínio da Petrobras, o Caderno para Colorir do Pacto das Águas traz ilustrações feitas especialmente para apoiar o trabalho de educação ambiental sobre esses temas.

O caderno traz 14 ilustrações, escolhidas dentro de temas relevantes para educação ambiental e para as comunidade envolvidas no projeto. Para apoiar os professores, um Suplemento Pedagógico foi elaborado, trazendo um conjunto de informações sobre os temas das ilustrações e sugestões de atividades que podem ser feitas em sala de aula para potencializar o uso em sala de aula.

O projeto distribuiu 1.000 exemplares do caderno para escolas de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de Aripuanã e Colniza no ano passado. Agora, todo o material está disponível para download, facilitando o uso tanto nas escolas quanto pelos pais – basta baixar o arquivo em pdf e imprimir em qualquer impressora doméstica.

O universo abordado pelo Caderno de Colorir Pacto das Águas e pelo suplemento pedagógico é totalmente relacionado aos locais de atividades do projeto. As ilustrações representam as comunidades ribeirinhas da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, as atividades de coleta de castanha e borracha e a cultura do povo indígena Rikbatsa.

Espécies conhecidas da região como o tamanduá bandeira, a anta e o macaco zogue-zogue estão representadas no caderno, bem como animais ameaçados de extinção, como onça-pintada e a harpia, também conhecida como gavião-real e gavião-de-penacho. Completa o conjunto de ilustrações uma das paisagens mais conhecidas do Noroeste de Mato Grosso: as cachoeiras do rio Aripuanã.

O material de apoio para educação ambiental também está alinhado com as metas do 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU, que trata de assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, inclusive promovendo a educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis.

De acordo com as metas da ONU, o caminho para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas passa por investir na educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, incluindo temas como direitos humanos, igualdade de gênero, promoção da cultura de paz e da não violência, cidadania global, valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Sobre o projeto

O projeto Pacto das Águas, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental tem como objetivo principal promover o uso sustentável da sociobiodiversidade, com povos indígenas e comunidades tradicionais das Terras Indígenas Japuíra e Escondido e da Resex Guariba Roosevelt. As ações são parte de uma estratégia de emissões evitadas para mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas pela conservação da floresta em pé no Noroeste de Mato Grosso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar