Sisu supera 1,5 milhão de inscritos e aproxima-se de 3 milhões de inscrições

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ministério da Educação
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Sistema fica aberto até as 23h59 de domingo, 26 de janeiro

Um total de 1.561.692 pessoas realizou 2.990.812 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os dados são da manhã desta sexta-feira, 24 de janeiro. Candidatos têm até o domingo, 26, para concorrer às vagas do programa. Cada participante pode optar por até dois cursos.

O Sisu é a principal forma de acessar o ensino superior público com a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, é necessário não ter zerado a redação. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

O sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

A data final de inscrições seria sexta-feira, 24. Com as inconsistências na correção das provas do Enem, o Ministério da Educação (MEC) decidiu dar mais tempo para os estudantes, para evitar prejuízos. Os resultados serão divulgados no dia 28 de janeiro.

Confira abaixo as demais datas:

matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes: até 4 de fevereiro;

lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro;

manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

O cronograma foi publicado na edição de 3 de dezembro, do Diário Oficial da União (DOU). O edital completo está na página do Sisu e a retificação com a prorrogação do prazo, na edição do DOU de terça-feira, 21 de janeiro.

Confira o cronograma dos principais programas do MEC para acesso ao ensino superior.