Logo
Imprimir esta página

Ciasc desenvolve matrícula on-line para a Secretaria da Educação de Santa Catarina

Nova ferramenta leva comodidade aos cidadãos na realização da matrícula dos alunos da rede estadual de ensino

Em Santa Catarina, não é mais necessário enfrentar filas, fazer acampamento na frente das escolas e tampouco perder um compromisso importante para fazer a matrícula dos alunos que pretendem ingressar na rede estadual de ensino.

Agora, o processo de matrícula é realizado de forma on-line, graças ao desenvolvimento do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), que inseriu a nova funcionalidade no portal Sistema de Gestão Educacional de Santa Catarina (Sisgesc).

Para este desenvolvimento, o Ciasc utilizou a tecnologia low-code GeneXus, ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para automatizar linguagens de programação tradicionais, o que agilizou a criação do recurso matrícula on-line. “Optamos por utilizar o GeneXus pela rapidez proporcionada no desenvolvimento, bem como pela experiência da equipe do Ciasc com a ferramenta”, comenta Moema Luz Cargnin, coordenadora do departamento de soluções para educação da Ciasc.

O sistema, que entrou em operação no início de novembro de 2019, registrou, na fase de sorteio, 4.062 inscrições. Na segunda etapa, de um total de 230.779 vagas oferecidas, foram realizadas 62.842 matrículas. Cerca de 27% do total. Os restantes das vagas voltaram para disputa na próxima fase, que ocorrerá em janeiro de 2020.

“Percebe-se que uma média de 40% das matrículas ainda foram feitas com a presença dos pais na escola. A perspectiva é que esse número seja reduzido nos próximos anos até no máximo 15%, uma vez que quase 80% dos responsáveis que realizaram a matrícula através do sistema tem acesso à internet”, explica Moema.

Para o country manager da GeneXus Brasil, Ricardo Recchi, com a Matrícula on-line, o Ciasc facilitou a relação da escola com o cidadão ao permitir aos pais e, ou, responsáveis poder escolher o melhor horário e lugar para fazer a matrícula na escola de sua preferência.

“Cada vez mais, o papel da tecnologia está em ser um alicerce para oferecer comodidade às pessoas. O Ciasc é um exemplo de órgão público que leva a sério este entendimento e prima pela disponibilização e agilidade no desenvolvimento de ferramentas para a população do Estado de Santa Catarina”, finaliza Recchi.

Sobre a Genexus (www.genexus.com/pt/global)

GeneXus é uma plataforma de desenvolvimento software multiplataforma líder há mais de 25 anos, que permite adotar novas tecnologias rapidamente. A plataforma usada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, bem como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.

Fundada em 1988, a GeneXus está sediada em Montevidéu (Uruguai) e possui escritórios no Brasil, Estados Unidos, Japão e México. Além disso, está presente em 45 países da África, Ásia, Europa, Oceania e Américas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto