Brasil,

Missão solidária: estudantes de Brasília são voluntários em São Paulo

Jovens realizam oficinas e atividades em regiões de vulnerabilidade social da capital paulista

Entre os dias 19 e 25 de janeiro, estudantes de Brasília, no Distrito Federal, participam da 15ª Missão Solidária Marista (MSM), promovida pela Rede Marista de Colégios e pelo Marista Escolas Sociais. A jornada de voluntariado envolve cerca de 500 participantes e promove ações nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba e Paiçandu, no Paraná, e de 26 de janeiro a 1o de fevereiro, em Ponta Grossa (PR) e São José (SC).

Durante a semana, os alunos do Colégio Marista Asa Sul vão participar de formações e atividades que fortalecem a educação para solidariedade em São Paulo. De acordo com o responsável pela Missão Solidária Marista, Bruno Socher, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e dialógico, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma.

Desde 2005, o Grupo Marista já realizou missões voluntárias em 48 localidades, que contaram com a participação de mais de dois mil jovens. Atualmente, o grupo está presente em alguns desses locais com o Marista Escolas Sociais no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, oferecendo educação gratuita e de qualidade para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Educação para solidariedade

Os estudantes vão realizar atividades que buscam formar e refletir sobre a comunidade. A Missão Solidária realizará oficinas com o Mulheres do GAU – Grupo de Agricultoras Urbanas, que incentivam o plantio e jardinagem da região. Os estudantes também vão promover oficinas, atividades lúdicas e contação de histórias no Galpão da ZL abertas à comunidade. Durante a semana, as visitas incluem a Casa de Recuperação Guerreiros de Deus e uma atividade em parceria com as famílias já atendidas pela Pastoral da Criança.

Para a coordenadora da Pastoral do Colégio Marista Asa Sul, Maria Margarida Farias da Cunha, a vivência solidária durante a missão é muito rica e transformadora. “Ações como essa são importantes para a formação integral do aluno, pois desenvolvem o espírito de cidadania nos jovens e contribuem para que haja uma transformação social na vida daqueles que precisam de ajuda”, afirma Margarida.

Além de colocarem a mão na massa em ações para melhorar a estrutura de espaços públicos das comunidades, os jovens passam todo o período da Missão hospedados em casas de famílias que moram nas comunidades. “Com certeza, esse é o ponto alto da experiência para os jovens, que criam laços para a vida e, além de ajudarem a comunidade, ressignificam muitos sentimentos e valores. Mais do que a marca que deixam nos territórios, os estudantes também vão embora transformados”, salienta Bruno.

Missão Solidária 2020

Em sua 15ª edição, a MSM reúne jovens do Ensino Médio dos Colégios Maristas e Escolas Sociais do Grupo Marista que trocam férias por uma atividade diferente. Eles deixam de lado destinos tradicionais de descanso para ir a comunidades em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. Em 2020, os destinos escolhidos são: cidades de São Paulo (SP), Curitiba e Paiçandu, no Paraná, e de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, em Ponta Grossa (PR) e São José (SC).

Sobre a Rede Marista de Colégios

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS