Logo
Imprimir esta página

Curso de Engenharia Química tem foco na área industrial

Grande parte da graduação é desenvolvida dentro de laboratórios - Foto: Divulgação Grande parte da graduação é desenvolvida dentro de laboratórios - Foto: Divulgação

Profissional é o responsável em transformar a matéria-prima em produtos químicos e petroquímicos

Uma dúvida muito comum entre estudantes que estão em processo de escolha da carreira que vão seguir e que gostam muito da área de química é: Qual a diferença entre os cursos de Química (bacharelado) e Engenharia Química? Não são a mesma coisa, sabia? Aliás, são profissões muito diferentes! Enquanto um é mais voltado para o ensino e a pesquisa, o outro tem o aprendizado mais focado para a área industrial. Vamos entender um pouquinho mais sobre a graduação em Engenharia Química, qual o mercado de trabalho, suas atuações e, principalmente, o que o aluno encontrará no curso?

Como dito anteriormente, a ideia de que Química e Engenharia Química estudam a mesma coisa é puro mito! O engenheiro trabalha muito mais com a aplicação da ciência na rotina de uma indústria do que especificamente com as ciências puras. Em outras palavras, é o profissional que transforma a matéria-prima em produtos químicos e petroquímicos, como plásticos, tintas, celulose, fertilizantes, farmacêuticos, de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, têxteis, alimentos, bebidas, entre muitos outros. Ou seja, é uma área muito abrangente e diversificada, o que favorece bastante as oportunidades no mercado de trabalho.

Mas se engana muito quem pensa que para ser um engenheiro químico basta gostar de química para trabalhar com isso. Como é um profissional que faz muitos experimentos, a curiosidade precisa ser uma das características mais marcantes. Afinal, sem ela, como ele vai propor novas ideias e misturas, não é mesmo? E como em toda engenharia, ter afinidade com os números é essencial, já que os alunos têm matérias mais básicas que envolvem matemática, cálculos e até física nos dois primeiros anos, para só depois entrar em assuntos mais específicos.

Sobre a área de atuação, as indústrias são as maiores empregadoras do engenheiro químico. Porém, uma área que tem crescido bastante para este profissional é a ambiental. As maiores oportunidades estão no tratamento de resíduos, no reaproveitamento de matérias-primas e geração de energia e fontes renováveis. A preservação da natureza e os constantes desastres naturais têm sido pauta nos últimos tempos e claro que a Engenharia Química tem como obrigação se preocupar com essa questão e preparar seus profissionais para isso.

VestVerão

O curso de Engenharia Química é um dos oferecidos no processo seletivo da Unoeste, que acontecerá no dia 25 de janeiro de 2020. As inscrições ainda podem ser feitas exclusivamente pelo site. São mais de 60 cursos presenciais em todas as áreas do conhecimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto