Logo
Imprimir esta página

Como utilizar a nota do Enem no exterior?

Como utilizar a nota do Enem no exterior?

O Sistema de Ensino Poliedro orienta sobre como conquistar a sonhada vaga em instituições de outros países que aceitam a nota do Enem

Hoje é um dia importante para milhares de estudantes de todo o País, que aguardam ansiosamente a divulgação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pontuação obtida poderá ser a porta de entrada para a faculdade dos sonhos, esteja no Brasil ou fora do País.

“A utilização das notas do ENEM em instituições estrangeiras é um fato bem recente, ainda sem a ciência da maioria dos vestibulandos. Com exceção das instituições de ensino portuguesas, não há convênio formal entre MEC e universidades estrangeiras para o uso do exame brasileiro, mas há boas oportunidades”, afirma Fernando da Espiritu Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Sistema Poliedro. “Diversas universidades estrangeiras tendem a considerar os resultados do Enem, mesmo que não formalmente elencados nas instruções dos processos seletivos”, complementa Fernando.

Para auxiliar os estudantes que pretendem estudar fora do País, com a nota do Enem, os especialistas do Sistema de Ensino Poliedro respondem abaixo as principais dúvidas a respeito:

Faculdades de quais países já incluíram o Enem no critério de seleção de estudantes?

Além do Brasil e de Portugal, existem faculdades que já citaram a possibilidade de se utilizar os resultados do ENEM nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Irlanda e Escócia.

Para os demais países o processo é mais complexo. Assim como no Brasil, as universidades possuem autonomia para definir as regras dos processos seletivos e critérios diferenciados para utilização da nota do Enem. Neste sentido, a dica é pesquisar nos sites das instituições estrangeiras de interesse, visando conhecer as datas importantes, as documentações necessárias e as condições para participação. É comum a solicitação de certificados de proficiência na língua estrangeira, cartas de recomendação, cartas motivacionais, bem como a comprovação de participação em atividades extracurriculares ao longo da formação escolar.

Como ingressar em uma faculdade em Portugal com a nota do Enem?

Basta procurar as instituições e os cursos de interesse no portal do INEP (http://portal.inep.gov.br/enem/enem-portugal), verificar se está dentro da nota exigida e fazer a inscrição para participar do processo seletivo.

Além da nota do Enem, as faculdades estrangeiras avaliam quais outros critérios na seleção dos brasileiros?

Seguindo a tradição dos processos seletivos internacionais, é comum que ocorram entrevistas, análises de histórico escolar e de extracurriculares, verificação de trabalho voluntário, premiações em olimpíadas científicas e, até mesmo, solicitação de cartas de apresentação. A ideia não é burocratizar os processos, mas conceder a oportunidade para que os interessados possam demonstrar suas habilidades e competências de um modo organizado, sem possibilitar privilégios ou oportunidades únicas.

Existe uma nota de corte estabelecida pelas faculdades estrangeiras?

Como cada universidade estabelece suas próprias regras, não existe uma nota de corte estabelecida. O ideal é que o candidato tenha um bom desempenho para se destacar. Como o INEP adota e divulga que a nota 500 é a média de nota dos concluintes do Ensino Médio de escolas públicas brasileiras no ano de 2009, alguns cursos já descreveram que a nota mínima é 600 pontos.

O que avaliar antes de optar por uma faculdade no exterior?

É necessário verificar a reputação da universidade e, principalmente, os custos envolvidos. Em muitos casos, é financeiramente mais vantajoso estudar em outro país do que pagar faculdade no Brasil. Além das vantagens de networking e oportunidades de carreira, o valor da moradia e alimentação no exterior pode ser menor do que a mensalidade nas faculdades brasileiras, como nos casos dos cursos de Medicina, por exemplo.

Sobre o Sistema de Ensino Poliedro

Desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas em todo o Brasil. Originalmente adotado nos cursos Pré-Vestibular do Poliedro, reconhecidos pelo alto índice de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para o Ensino Médio, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais e Educação Infantil, abrangendo, assim, toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com mais de 450 instituições de ensino em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Em 2019, o Sistema de Ensino Poliedro conquistou um importante resultado no Enem. Ao todo, 6.891 alunos foram aprovados em instituições que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Do total, 669 estudantes alcançaram as primeiras colocações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto