Brasil,

Mecatrônica une tecnologia mecânica, eletrônica e computação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Engenheiro mecatrônico é o profissional com demanda crescente no cenário global

Empresas recrutam profissionais somente para planejar e criar máquinas que atendam necessidades específicas

Você também se impressiona em saber que a maior parte da fabricação do seu carro foi feita por robôs? Aliás, você já imaginou uma indústria em que as máquinas são responsáveis por 80% da produção?! O mais maluco de toda essa tecnologia é a certeza de que não tem limites, pois quando menos se espera; pronto! Surge aquele robô que até então só era possível nas ficções de Steven Spielberg.

As máquinas inteligentes tomaram conta de diversos setores da economia, mas elas não podem ser desassociadas de seus grandes criadores, ou seja, daqueles que realmente têm mentes brilhantes e idealizam, projetam e aplicam na vida real: os humanos. O engenheiro mecatrônico é um desses profissionais que desafiam a criatividade, integrando as tecnologias de mecânica, eletrônica e da computação. Esse engenheiro busca a automação de equipamentos e de processos manufaturados.

Para se ter ideia, uma montadora de veículos, por exemplo, tem robôs para soldar, medir, parafusar, testar a qualidade de bancos e até mesmo para dirigir e confirmar itens de segurança. É demais, né?! Para iniciar a produção do novo Polo e do Virtus, em 2018, a Volkswagen instalou 373 novos robôs no setor de solda de chapas de carrocerias em uma de suas principais fábricas.

O setor automobilístico é um dos muitos que contam com as máquinas na linha de frente. Hoje, os processos industriais acontecem graças aos sistemas mecatrônicos. E esses robôs têm inúmeras vantagens: reduzem custo e o risco de lesões por trabalhos repetitivos, oferecem qualidade para os trabalhadores, para o produto e melhora a competitividade da organização no mercado.

Existem empresas que recrutam engenheiros mecatrônicos somente para planejar e criar máquinas que atendam necessidades específicas de cada cliente. E isso não é a realidade somente de grandes empresas, não. Oficinas mecânicas e elétricas, por exemplo, também utilizam dessas tecnologias.

Então, acredite, o engenheiro mecatrônico é o profissional com demanda crescente no cenário global. Por isso, se você pensa em sair na frente com uma carreira cheia de oportunidades no mundo, o bacharelado em Engenharia Mecatrônica pode ser uma excelente opção. Esse curso tem a duração de 5 anos e traz em sua grade curricular disciplinas como Cálculo, Geometria, Programação de Computadores, Desenho Técnico, Sistemas Dinâmicos, entre outras. E aliada aos conhecimentos teóricos, a graduação também promove muita atividade prática. Por isso, escolha estudar em uma universidade com infraestrutura completa!

Alinhado com as demandas futuras do mercado, o profissional formado em engenharia mecatrônica pode atuar em qualquer segmento da indústria, no processo de automação, incluindo: geração transmissão e distribuição de energia elétrica; Indústria automotiva, aeronáutica e naval, e diversas outras. Pode ainda ter seu próprio negócio, prestando consultoria especializada e serviços para a indústria ou desenvolvendo equipamentos de automação.

VestVerão

O curso de Engenharia Mecatrônica é um dos oferecidos no processo seletivo da Unoeste, que acontecerá no dia 25 de janeiro de 2020. As inscrições ainda podem ser feitas exclusivamente pelo site. São mais de 60 cursos presenciais em todas as áreas do conhecimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar