Brasil,

Empresas de licenciamento se preparam para volta às aulas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro Arbex
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Entidade de setor orienta associadas sobre comunicação responsável e faz alerta sobre pirataria

A agenda otimista do varejo começa com o período de volta às aulas. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o setor tenha crescido 4,6% no ano passado, após expansão de 2,3% em 2018, e o número se repita em 2020.No varejo ampliado, que envolve todos os setores, as vendas devem crescer em 5,3%, enquanto no varejo restrito, que exclui automóveis e materiais de construção, o número deve chegar a 2,3%, conforme a CNC.

Esse também é um dos períodos mais importantes para o setor de licenciamento de marcas, que em 2019 faturou R$ 19 bilhões. “Qualquer estudo de tendências sobre o varejo em 2020 demonstrará que os compradores estão considerando, cada vez mais, produtos e marcas com base na ética e nos valores, e isso, as marcas dos nosso associados podem emprestar para os produtos”, diz Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens - ABRAL.

Para sustentar esse posicionamento, a ABRAL vem cumprindo um cronograma de ações direcionadas aos associados. Uma das iniciativas foi a edição do primeiro guia de boas práticas de comunicação de produtos e serviços para crianças (https://abral.org.br/wp-content/uploads/abral-cartilha-publicidade-responsavel.pdf). O material orientativo é destinado principalmente às empresas, sejam licenciadas ou não, mas auxilia também fornecedores, agências e todos os envolvidos nessa cadeia, que inclui desde os produtores de conteúdo para crianças até os que desenvolvem peças de comunicação para esses produtos e serviços.

Com detalhes sobre as atuais regras vigentes no Brasil em relação a essa comunicação, a cartilha mostra o que é permitido e o que é proibido pela legislação, . “O Brasil dispõe de normas bastante rigorosas, que garantem segurança jurídica às empresas, desde que seguidas à risca. Percebemos que ainda há muito desconhecimento sobre as normas e decidimos contribuir para divulgá-las, dando exemplos práticos de como aplicá-las de modo a garantir uma comunicação ética e responsável”, diz Marici.

Além do guia, outra iniciativa da ABRAL é a campanha “Pirataria não é Brincadeira”, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Instituto do Capital Intelectual (ICI) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Para tratar desse tema sério de uma maneira mais leve e divertida, a campanha é composta por seis vídeos que mostram as aventuras da Liga Adulterada, um conjunto de bonecos infantis piratas, que ameaçam a segurança das crianças e de suas famílias.

Segundo Marici, este ano, o mercado de licenciamento deve movimentar 19 bilhões e 850 milhões de reais. No período de volta às aulas, a expectativa é de expansão de 5% em relação ao mesmo período do ano passado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar