Brasil,

Centro Universitário São Camilo realiza curso para professores aprenderem a lidar com saúde mental

Professores serão treinados em como agir com estudantes que estejam enfrentando agravos de saúde mental e ideação suicida

O Centro Universitário São Camilo – SP realizará, nos dias 23 e 30 de janeiro e 3 e 6 de fevereiro, treinamento prático de Atualização em Saúde Mental na Relação Professor-Aluno. Cerca de 20 professores participarão do trabalho no Campus Ipiranga.

Desde 2013, o mês de janeiro é dedicado, no Brasil, à conscientização e prevenção à Saúde Mental. De acordo com a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade de 15 a 29 anos e cerca de 800 mil pessoas morrem dessa forma todos os anos. Os dados são alarmantes e trata-se de um grave problema de saúde pública.

Nos últimos 15 anos, esse índice nas universidades também cresceu. Algumas dificuldades emocionais enfrentadas pelos universitários são cruciais para o abalo da Saúde Mental. O estresse, a dificuldade financeira, a pressão e a competitividade, ou até mesmo histórico de doença ou distúrbio mental, são alguns dos sinais de alerta para identificação.

O professor de Psiquiatria e Psicologia do Centro Universitário São Camilo - SP, Bruno Antônio de Lima Nogueira, cita que não somente as situações extremas que podem ser provocadas pela condição, mas outras ações comportamentais fora do padrão podem ser identificadas previamente e realizadas intervenções: “A intenção do treinamento que será realizado pela primeira vez no Centro Universitário é ampliar a discussão e institucionalizar uma conversa com os professores para que todos saibam lidar, tenham a mesma linguagem e estejam preparados para ajudar os alunos nas situações de alerta que se apresentam”.

O treinamento foi uma solicitação dos próprios professores do Centro Universitário São Camilo e será iniciado com duas turmas de 10 professores de diversas áreas. A ideia é que seja disponibilizado duas vezes ao ano para alcançar o máximo de professores possíveis. O objetivo principal é ensiná-los a detectar e ajudar nas necessidades mentais e emocionais dos alunos. Alguns dos assuntos abordados serão: o manejo de ideação suicida, fatores de risco e proteção, contrato terapêutico (definição das consequências em que o indivíduo se encontra e o tratamento), uso abusivo de álcool e drogas que contribui para tais atitudes e estudo do temperamento dos alunos mais difíceis, entre outros, relacionados à área da Educação.

Os suicídios são evitáveis e o apoio, as medidas de acolhimento e suporte e eventualmente encaminhamento para tratamento específico são essenciais para quem precisa de ajuda. “Cerca de três ou quatro alunos de cada turma que leciono pedem indicações de terapia. Isso é realidade para muitos outros professores, em particular aqueles mais envolvidos com o processo de aprendizagem dos alunos, portanto é crucial que estejam preparados para ajudar também", afirma Bruno. Em 2017 o professor, com apoio da coordenação do curso de medicina, publicou um protocolo de manejo de ideação suicída do estudante no CUSC, para todos os colaboradores da instituição e que será parte integrante do treinamento realizado.

Centro Universitário São Camilo – Campus Ipiranga
Endereço: Av. Nazaré, 1501 - Ipiranga



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS