Brasil,

Estatística: carreira é uma das mais promissoras do momento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Estatístico tem o desafio de extrair conhecimentos relevantes por meio de dados e números - Divulgação Estatístico tem o desafio de extrair conhecimentos relevantes por meio de dados e números - Divulgação

Profissional pode atuar em qualquer setor, já que os números e dados estão em absolutamente tudo e a sua análise pode ajudar a produzir e orientar estratégias

Já ouviu a frase “Contra fatos não há argumentos”? Pois bem, esse ditado popular se encaixa perfeitamente na profissão do estatístico que está em alta. Muitos rankings refletem essa crescente demanda, é o caso do Glassdoor um dos maiores sites de emprego e recrutamento do mundo que indica a estatística como a segunda carreira mais buscada; já o Fórum Econômico Mundial citou como uma das mais relevantes para o mercado até 2020. “O estatístico lida com o desafio de extrair conhecimentos úteis a partir de dados. No Brasil, a profissão também está entre as mais satisfatórias do momento e as oportunidades devem continuar se multiplicando nos próximos anos”, afirma a coordenadora do bacharelado em Estatística da Unoeste, Gabrielle Gomes dos Santos Ribeiro.

Muito mais do que imaginamos, a estatística está presente em diversos fenômenos e fatos do nosso dia a dia. “Praticamente todas as informações divulgadas pelos meios de comunicação provêm de alguma forma de pesquisa e estudos estatísticos. O crescimento populacional, os índices de inflação, as taxas de desemprego, as pesquisas eleitorais, os índices de desenvolvimento humano e os dados meteorológicos são alguns exemplos de pesquisas divulgadas que se utilizam dos métodos estatísticos. Além disso, muitas decisões são tomadas a partir de análises estatísticas, desde o valor do seguro do carro ou disponível para um empréstimo, a liberação de novos medicamentos, a disposição de produtos em supermercados até a compra e venda de ações”, explica a professora.

Não basta estar apenas de olho nas tendências do mercado, mas também é preciso ter algumas habilidades para cursar o bacharelado na área. “É preciso ser organizado, focado e concentrado, além de possuir capacidade comunicativa e de análise crítica. Deve gostar de trabalhar em equipe multidisciplinar, afinal, o trabalho estatístico se inicia pela interação com outros profissionais. Além disso, possuir afinidade para viver no meio de números e lidar com computadores e programação, com isso já vai ser meio caminho andado para a carreira”, pontua Gabrielle.

A coordenadora do bacharelado em Estatística da Unoeste destaca que infelizmente no Brasil, o número de formandos por ano ainda é muito baixo frente à crescente demanda pelo profissional. “Inclusive, a região de Presidente Prudente é extremamente carente de centros de excelência na formação de recursos humanos especializados na área de estatística. Diante disso, a graduação da universidade busca preencher esta lacuna regional e visa, de forma global, formar profissionais capacitados nas atividades de planejamento, coleta, análise e interpretação de dados no estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais, e ajudar na tomada de decisões em empresas públicas e privadas”.

Ela revela que a graduação tem a duração de 4 anos e possui uma grade curricular diferenciada com uma matriz atual e alinhada às exigências do mercado. “O curso tem ênfase em ciência de dados e possibilitará uma formação mais ampla e interdisciplinar aos estudantes que optarem por fazer uma graduação nessa área, associando técnicas computacionais a técnicas estatísticas. Além de contemplar disciplinas bases como Análise Exploratória de Dados, Probabilidade, Inferência e Análise Multivariada, o aluno aprenderá sobre as diversas técnicas estatísticas existentes para análise de dados, e em quais situações deverá usá-las. Outro aspecto relevante é que o estudante terá contato com aplicações reais capazes de lhe proporcionar uma visão ampla dos problemas que terá de enfrentar no exercício profissional”.

Para quem pensa na formação e não sabe onde irá atuar, Gabrielle indica que a carreira tem aplicações em qualquer setor, afinal, números e dados estão em absolutamente tudo e a sua análise pode ajudar a produzir e orientar estratégias. “Instituições de todos os tipos, portes e setores precisam desse apoio na era do Big Data. Atualmente, além de indústrias e órgãos públicos, outros locais têm requerido o trabalho de estatísticos, como agências de publicidade e de pesquisa de mercado, empresas de pesquisa de opinião, redes bancárias, financeiras, seguradoras, hospitais ou instituições de pesquisas na área da medicina, empresas ligadas ao monitoramento do meio ambiente e de pesquisas agropecuárias. No setor de serviços e de tecnologia, os estatísticos estão sendo requisitados para o trabalho de manuseio computacional e análises de grandes bancos de dados, assumindo o cargo de cientista de dados. Ele também pode trabalhar como pesquisador ou professor em universidades e centros de pesquisa”, conclui.

VestVerão

O curso de Estatística é um dos oferecidos no processo seletivo da Unoeste, que acontecerá no dia 25 de janeiro de 2020. As inscrições ainda podem ser feitas exclusivamente pelo site. São mais de 60 cursos presenciais em todas as áreas do conhecimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar