Logo
Imprimir esta página

Como tornar o ambiente escolar mais seguro para as crianças?

Tornar o ambiente educacional mais seguro é fundamental, ainda mais quando há a presença de crianças. É preciso garantir a segurança em todos os recintos, desde a sala de aula até os espaços de recreação, por exemplo. Medidas de segurança proativas devem ser adotadas no sentido de tranquilizar ou eliminar qualquer tipo de risco que se possa, de alguma forma, antever.

Os riscos iminentes dentro da escola podem ser neutralizados quando corretamente identificados. É necessário avaliar todos os aspectos que devam ser melhorados para aprimorar os mecanismos de segurança e minimizar qualquer tipo de risco ao qual os alunos possam estar expostos.

Mas, como aplicar esse conceito para tornar uma escola mais segura? É grande o número de acidentes envolvendo, principalmente, crianças que são causados por ferimentos graves como esmagamento de dedos e até amputações, gerando situações traumáticas para a pessoa e seus familiares. Isso pode acontecer devido ao fechamento súbito de portas de madeiras, por exemplo. Hoje, existe no mercado um dispositivo de segurança desenvolvido para evitar acidentes com as mãos e dedos, que deve ser instalado entre a porta e/ou janela e/ou algo similar (articulado por dobradiças) e o seu batente, evitando que essa se feche causando acidente.

Tal medida de segurança ganha ainda maior relevância levando-se em consideração o número expressivo de acidentes dessa natureza. Estima-se que por ano, e somente em Londres, uma população de crianças, equivalente a 60 mil pessoas esmaguem seus dedos. Entre elas, 20% precisam passar por cirurgia, de acordo com dados da Royal Society for the Prevention of Accidents (ROSPA), tradicional e importante entidade do Reino Unido, reconhecida por suas práticas e realizações seguras de trabalho.

Lesões nas mãos e nos dedos podem trazer muitas dificuldades na vida das pessoas, fato que é agravado quando ocorre a amputação de um dedo. Além da perda significativa das funções manuais, deve-se considerar o trauma ocasionado na criança, podendo carregar problemas sociais e psíquicos para a vida adulta. Outro ponto a ser considerado diz respeito a indenizações por esse tipo de acidente, que ultrapassam a casa dos milhões de dólares no mundo. Prevenir o acidente é sempre o melhor caminho.

Cláudio Piovesan, administrador e idealizador da Travamiga, dispositivo de segurança desenvolvido para evitar acidentes com as mãos e dedos causados pelo fechamento súbito de portas de madeiras. A ideia surgiu a partir de um acidente com uma criança de 5 anos, numa escola, sediada em São Paulo, que teve o dedo amputado por uma porta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto